Rede MLC
POP

13 de julho – Dia Mundial do Rock

O rock existe desde a década de 1950, quando houve a mistura de gêneros musicais já existentes e emergentes na época. - Foto: Reprodução
Publicidade

O rock surgiu nos Estados Unidos entre o fim da década de 1940 e início da década de 1950, como um ritmo musical derivado de uma mistura de outros estilos.

O dia 13 de julho ficou conhecido como o Dia Mundial do Rock desde 1985, quando aconteceu o Live Aid, festival histórico idealizado para arrecadar doações para famílias pobres na Etiópia, com shows de Rock simultâneos em Londres e na Filadélfia.

A produção contou com uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos, resultando em mais de 1,5 bilhão de espectadores.

 Live Aid, festival histórico idealizado para arrecadar doações para famílias pobres na Etiópia. – Foto: Reprodução/BBC

Mas o rock existe desde a década de 1950, quando houve a mistura de gêneros musicais já existentes e emergentes na época, como jazz, folk, country e blues.

Origem

O rock surgiu nos Estados Unidos entre o fim da década de 1940 e início da década de 1950, como um ritmo musical derivado de uma mistura de outros estilos. No início, ficou conhecido como música dos jovens rebeldes.

Com o tempo, o gênero musical rompeu barreiras e se popularizou principalmente por causa de importantes artistas negros, como Chuck Berry (considerado o pai do rock) e Little Richard (o arquiteto do rock).

Chuck Berry, considerado o pai do rock. – Foto: Veja SP

Demais artistas adicionaram ao rock pitadas de outros ritmos, como da música country. Assim fez Elvis Presley, com seu topete, calça boca de sino e requebrado que atraiu os olhares do mundo todo, sendo considerado o rei do rock.

Depois vieram os Beatles, Rolling Stones, AC/DC, Pink Floyd, Ramones, Queen, Nirvana e tantas outras bandas que marcaram o gênero musical em diversos países.

Brasil

As primeiras canções de rock no Brasil datam da metade da década de 1950 e foram regravações de sucessos do rock norte-americano na voz de artistas brasileiros, como Celly Campelo, considerada a precursora do rock no Brasil.

Aqui no país, os filmes norte-americanos traziam a ideia dos jovens roqueiros rebeldes e contestadores, assim influenciando a juventude brasileira, que se inspirou e passou a consumir cada vez mais esse tipo de estilo musical.

Na década de 1960 surgiu a Jovem Guarda, que tinha como integrantes Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Juntos, alcançaram um grande sucesso e ajudaram a moldar o rock brasileiro que conhecemos hoje.

Erasmo Carlos, Wanderléia e Roberto Carlos. – Foto: Reprodução

Rock in Rio

Em 1985, o país passava por grandes transformações após um longo período sob uma ditadura militar. O país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia e nesse cenário que nasceu o Rock in Rio.

Foram 10 dias de música e muita emoção na primeira cidade do rock, o Rio de Janeiro. Na plateia, 1 milhão e 380 mil pessoas.

No palco, o maior do mundo na época, foram 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Entre elas, Ney Matogrosso, o artista nacional mais bem pago do festival, que fez um show memorável com direito a “Rosa de Hiroshima” e vinte pombas brancas pedindo paz.

No palco, o maior do mundo na época, foram 15 atrações nacionais e 16 internacionais. – Foto: Site Hypeness

Entre as bandas, Queen, AC/DC, Iron Maiden, Scorpions, Blitz, Barão Vermelho, Kid Abelha e outros astros do Rock nacional e internacional.

Pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa proporção. Em 2024, o Rock in Rio completa 40 de história.

Publicidade

Leia mais

Corte & Recorte Personalidades: Guccio Gucci

Júlia Maciel

Grammy Latino 2024: confira os vencedores da principais categorias

Júlia Maciel

Fernanda Montenegro entra para o Guinness Book após bater recorde

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais