No total, 176 casos de dengue são confirmados em Manaus somente este ano.
Segundo o informe Epidemiológico das Arboviroses realizado pela Secretária Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Manaus registrou 15 casos novos de dengue, totalizando 176 casos confirmados da arbovirose em 2025.
Os dados são dos dias 6 e 8 de fevereiro, 477 casos ainda são suspeitos, e 86 continuam em investigação.
A vacina é gratuita e está disponível em mais de 60 salas gerenciadas pela Semsa. A lista de unidades, endereços e horários de atendimento podem ser consultados através do site.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe reforça a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, como parte das ações da gestão municipal para combate às arboviroses.
“São apenas duas doses, com três meses entre cada aplicação, e o jovem estará mais protegido contra a doença e terá menos riscos de adoecer e necessitar de hospitalização”.
Ainda segundo o levantamento realizado pela Semsa, o informe epidemiológico não traz casos novos de chikungunya, zika ou oropouche na última semana, sendo que as duas últimas também seguem sem registro em Manaus neste ano.
Leia Mais: Amazonas registra mais de 500 casos de dengue e 12 de chikungunya
Permanece então, um total de nove casos de chikungunya confirmados, dentre 38 casos suspeitos da doença, dos quais dois seguem em investigação.
Diante da, não consta nenhum registro de óbitos confirmado ou em investigação por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro neste ano.
Principais sintomas da Dengue
- Febre alta > 38°C
- Dor no corpo e articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.