É importante reconhecer o papel fundamental dos trabalhadores de todas as áreas e renovar o compromisso com a construção de um mundo onde o trabalho seja valorizado e dignificado para todos.
Nesta quarta-feira, 1º de maio, comemoramos o dia do trabalhador, uma ocasião para reconhecer a valorosa contribuição dos trabalhadores para o desenvolvimento da sociedade. Este feriado, amplamente celebrado no Brasil, é também observado em diversos países ao redor do mundo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE), no Brasil há cerca de 100 milhões de trabalhadores ocupados.
O dia do trabalhador é uma oportunidade não apenas de celebrar as conquistas dos trabalhadores, como também de reafirmar o compromisso com a garantia de condições dignas de trabalho, o respeito aos direitos trabalhistas e a busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
Origem do dia do trabalhador
A origem dessa data remonta ao final do século XIX, quando trabalhadores em diversas partes do mundo começaram a se organizar e reivindicar melhores condições de trabalho, jornadas mais justas e salários dignos.
Em 1886, uma grande manifestação em Chicago, nos Estados Unidos, resultou em confrontos entre trabalhadores e forças policiais, causando a morte de diversos manifestantes. Esse episódio ficou conhecido como a “Revolta de Haymarket” e marcou o início das mobilizações pela jornada de trabalho de oito horas.
No Brasil, o dia do trabalho começou a ser comemorado de forma informal pelos trabalhadores no início do século XX, tornando-se oficial durante o governo de Artur Bernardes.
Durante a Era Vargas, essa data foi amplamente promovida como parte do projeto político do governante. Desde então, é reconhecido como feriado nacional por meio de uma legislação de 2002.
Países que comemoram o dia do trabalhador
O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é celebrado em 1º de maio em diversos países ao redor do mundo. Em inglês, é chamado de ‘International Workers’ Day’, que traduzido livremente significa ‘Dia Internacional dos Trabalhadores‘.
A data é marcada por celebrações em países como Argélia, Angola, Marrocos, África do Sul, Argentina, Colômbia, Chile, Cuba, México, e outros.
Em nações como Japão e Dinamarca, embora não seja um feriado oficial, muitos trabalhadores têm folga neste dia. Já em países como Estados Unidos e Canadá, a celebração ocorre no mês de setembro.