No Brasil, o câncer respondeu, em 2019, por 232.040 óbitos, em todas as idades; só na faixa de 30 a 69 anos, foram 121.264 mortes.
8 de abril, o Dia Mundial de Combate ao Câncer, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) visando ampliar esforços de prevenção e de apoio aos pacientes que lutam contra a doença, que é a segunda principal causa de morte no mundo.
Câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. Outros termos utilizados são tumores malignos e neoplasias.
Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase – principal causa de morte por câncer.
A nível global, 1 em cada 6 mortes são relacionadas à doença. No Brasil, o câncer respondeu, em 2019, por 232.040 óbitos, em todas as idades; só na faixa de 30 a 69 anos, foram 121.264 mortes.
80% dos casos de câncer estão relacionados a fatores ambientais, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. Os “hábitos” e o “estilo de vida” adotados pelas pessoas, por exemplo, podem resultar em diferentes tipos de câncer.
O sucesso da prevenção de câncer se baseia na detecção precoce (prevenção secundária) e na mudança de hábitos pessoais, procurando eliminar fatores causais do câncer (prevenção primária).
Câncer no Brasil
As informações da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), declaram que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Câncer no Amazonas
Já no Amazonas, deve ter mais 15 mil casos de câncer entre 2023 e 2025. O estado pode chegar ao número de 5.450 doentes por ano, no triênio.
Os tumores mais incidentes são o de colo do útero (610 novos casos por ano), próstata (570 novos casos por ano) e mama feminina (500 novos casos por ano).
Em Manaus, capital do Amazonas, os principais tumores destacados na estimativa de incidência são os de mama feminina (420 novos casos por ano), de colo do útero (420 novos casos por ano) e de próstata (340 novos casos por ano).
Prevenção
Já existem evidências que comprovam a relação entre hábitos saudáveis e a prevenção da doença.
Por isso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) elaborou uma lista com dicas para ajudar na prevenção primária, baseada na mudança de hábitos pessoais, procurando eliminar fatores causais do câncer.
- Não fumar;
- Ter uma alimentação adequada e saudável;
- Ter um peso saudável;
- Praticar atividade física;
- Amamentar – a amamentação por dois anos ou mais protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil;
- Fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero;
- Tomar a vacina contra o HPV;
- Vacinar contra a hepatite B;
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Evitar comer carne processada;
- Evitar a exposição excessiva ao sol e em horários inadequados;
- Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.