Rede MLC
Cultura

Abril Azul: Aleam recebe até esta sexta-feira (5) a exposição “Os Peixes da Amazônia”

Publicidade

O evento faz parte das atividades do Abril Azul – mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebe até esta sexta-feira (5), a exposição “Os Peixes da Amazônia” com pinturas em tela realizadas pelo artista Vinícius Castilho. O evento faz parte das atividades do Abril Azul – mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O artista autodidata e ilustrador Vinícius, de 17 anos, foi diagnosticado com TEA aos dois anos de idade e tem criações próprias, desenhos à mão livre e pinturas em tela, desde a primeira infância. Durante a exposição, ele apresenta as obra e comenta sobre os peixes, os materiais utilizados e as técnicas aplicadas.

A programação do Abril Azul, na Aleam, é uma iniciativa da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos). A deputada alega ser uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para o tema e mostrar o excelente trabalho artístico feito por um jovem autista.

A inspiração da primeira exposição veio após a participação de Vinícius em uma feira agropecuária, realizada em Manaus.

Além das pinturas em telas, o artista também produziu a ilustração do livro “Transtorno do Espectro Autista – Orientações para as famílias”, dos autores Adriana Ferreira, Carlos Nascimento e Nathalia Sales.

Fabiane Castilho, mãe de Vinícius, fala sobre o poder do compartilhamento das informações e como a conscientização influencia positivamente o cotidiano da pessoa autista; e afirma que “O grande empecilho para o desenvolvimento dessas crianças é o atraso no acesso às terapias orientadas. Assim, todo o conhecimento e habilidade do Vinícius foi fruto de vivência, de aceitação familiar, do meio, do apoio escolar, da aceitação dos amigos.

A inspiração da primeira exposição veio após a participação de Vinícius em uma feira agropecuária, em Manaus – Foto: Internet

A exposição ainda se encontra no hall de entrada da Aleam, situada na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, até esta sexta-feira (5).

Além da exposição, o atendimento para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) estará sendo disponibilizado, sendo necessários os seguintes documentos:

  • 01 foto 3×4;
  • RG e CPF;
  • Descrições do médico que acompanha a PcD pelo sistema SUS;
  • Comprovante de endereço;
  • Laudo médico com Classificação Internacional de Doenças;
  •  Tipagem Sanguínea.

A doutora Tatiana Carranza também estará orientando sobre o papel da aromaterapia no autismo.

Publicidade

Leia mais

Circuito Natalino estreia com espetáculos gratuitos em Manaus

Indra Miranda

Parada Natalina acontece nesta quarta-feira (20) na Ponta Negra

Lucyana Gadelha

Quarta edição de “O Mundo Encantado do Natal” tem atrações divulgadas

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais