O evento faz parte das atividades do Abril Azul – mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebe até esta sexta-feira (5), a exposição “Os Peixes da Amazônia” com pinturas em tela realizadas pelo artista Vinícius Castilho. O evento faz parte das atividades do Abril Azul – mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O artista autodidata e ilustrador Vinícius, de 17 anos, foi diagnosticado com TEA aos dois anos de idade e tem criações próprias, desenhos à mão livre e pinturas em tela, desde a primeira infância. Durante a exposição, ele apresenta as obra e comenta sobre os peixes, os materiais utilizados e as técnicas aplicadas.
A programação do Abril Azul, na Aleam, é uma iniciativa da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos). A deputada alega ser uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para o tema e mostrar o excelente trabalho artístico feito por um jovem autista.
A inspiração da primeira exposição veio após a participação de Vinícius em uma feira agropecuária, realizada em Manaus.
Além das pinturas em telas, o artista também produziu a ilustração do livro “Transtorno do Espectro Autista – Orientações para as famílias”, dos autores Adriana Ferreira, Carlos Nascimento e Nathalia Sales.
Fabiane Castilho, mãe de Vinícius, fala sobre o poder do compartilhamento das informações e como a conscientização influencia positivamente o cotidiano da pessoa autista; e afirma que “O grande empecilho para o desenvolvimento dessas crianças é o atraso no acesso às terapias orientadas. Assim, todo o conhecimento e habilidade do Vinícius foi fruto de vivência, de aceitação familiar, do meio, do apoio escolar, da aceitação dos amigos.”
A exposição ainda se encontra no hall de entrada da Aleam, situada na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, até esta sexta-feira (5).
Além da exposição, o atendimento para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) estará sendo disponibilizado, sendo necessários os seguintes documentos:
- 01 foto 3×4;
- RG e CPF;
- Descrições do médico que acompanha a PcD pelo sistema SUS;
- Comprovante de endereço;
- Laudo médico com Classificação Internacional de Doenças;
- Tipagem Sanguínea.
A doutora Tatiana Carranza também estará orientando sobre o papel da aromaterapia no autismo.