As investigações apontaram a existência de um grupo criminoso que aliciava e financiava indivíduos que transportavam drogas para outros estados do Brasil
Um grupo criminoso que alicia e financia “mulas” para o tráfico interestadual de drogas no Amazonas, foi alvo da operação Grooming, deflagrada na manhã desta terça-feira (16) pela Polícia Federal.
Leia mais: Operação da Polícia Federal investiga tentativa de golpe de Estado
A ação cumpre 4 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 18 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 44 veículos em Manaus, no município de Tabatinga e na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo.
Os trabalhos começaram após um homem ser preso com 10 kg de drogas no aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Ele foi identificado por um cão farejador.
As investigações apontaram a existência de um grupo criminoso que aliciava e financiava indivíduos que transportavam drogas para outros estados do Brasil, em especial, para São Paulo. Também foi identificado o homem que recepcionava a droga e a “mula” do tráfico.
Além disso, foi possível identificar os responsáveis por lavar o dinheiro do grupo criminoso, que usavam pessoas como laranjas, empresas de fachada, dentre outras técnicas para lavagem de capitais, como, por exemplo, a compra e venda de veículos.
A investigação continua para apurar outros detalhes sobre a destinação da droga e identificação de outras pessoas envolvidas. As penas dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais podem ultrapassar 30 anos de reclusão.