O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi o primeiro a discursar no evento, agradecendo brevemente a presença dos apoiadores do ex-presidente em sua fala.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu aliados políticos e apoiadores neste domingo (21) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
A manifestação foi organizada pelo pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, responsável também pelo ato do ex-presidente na Avenida Paulista, em São Paulo, em fevereiro.
Jair Messias Bolsonaro chegou por volta das 10h (horário de Brasília) ao trio elétrico em Copacabana, acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
- Leia mais: Ato pró-Bolsonaro é marcado por discurso de pacificação
- Movimentação começa na Avenida Paulista para ato de Bolsonaro
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, foi o primeiro a discursar no evento, agradecendo brevemente a presença dos apoiadores do ex-presidente em sua fala.
Em seu discurso, Jair Bolsonaro criticou o atual presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e voltou a defender a anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro, como já havia feito no ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no fim de fevereiro.
O ex-presidente também citou Elon Musk como “mito” e um “homem que preserva a liberdade”.
- Leia mais: Elon Musk afirma que irá descumprir as decisões judiciais de Alexandre de Moraes
- Conheça a trajetória do bilionário Elon Musk
Bolsonaro voltou a falar sobre as eleições de 2022, que perdeu para o atual presidente Lula, quando alegou ter havido fraude nas urnas, sem apresentar provas. Desta vez, alegou que “não estava duvidando” e que era uma “página virada”.
Além do ex-presidente Bolsonaro e o presidente do PL, a ex-primeira-dama, Michelle; os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano; a influenciadora Zoe Martínez; e os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), também discursaram na manifestação.
Em razão do ato, a Prefeitura do Rio antecipou a interdição da área de lazer na orla de Copacabana para às 04h, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Prado Junior.
A Polícia Militar reforçou o policiamento no local e trabalha com tropa ordinárias e grupamentos especializados. A corporação informou que não divulgará estimativa de público da manifestação.