Rede MLC
Cultura

Filme brasileiro “A Queda do Céu” estreia no Festival de Cannes, na França

O filme conta a história da festa Reahu, ritual funerário dos Yanomami. - Foto: Internet
Publicidade

Seguindo os três eixos fundamentais do livro (Convite, Diagnóstico e Alerta), “A Queda do Céu” apresenta a cosmologia do povo Yanomami.

Levando o mesmo nome do livro escrito pelo xamã Yanomami Davi Kopenawa e o antropólogo francês Bruce Albert, o filme brasileiro “A Queda do Céu” foi selecionado para estrear na mostra Quinzaine des Cineàstes (Quinzena de Cineastas), mostra paralela ao Festival de Cannes, na França, que ocorrerá de 14 a 25 de maio deste ano.

Dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha e produzido pela produtora Aruac Filmes, o filme conta a história da festa Reahu, ritual funerário dos Yanomami, cerimônia que reúne centenas de parentes dos indígenas falecidos com a finalidade de apagar todos os rastros daquele que se foi e colocá-lo em esquecimento.

Lançado em 2010, originalmente em francês, “A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami” reúne reflexões de Davi Kopenawa, contadas ao seu amigo Bruce Albert, sobre o contato de seu povo com os não indígenas desde os anos 1960.

Seguindo os três eixos fundamentais do livro (Convite, Diagnóstico e Alerta), “A Queda do Céu” apresenta a cosmologia do povo Yanomami.

“A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami” foi lançado em 2010. – Foto: Internet

O mundo dos espíritos Xapiri pë, o trabalho dos xamãs para segurar o céu e curar o mundo das doenças produzidas pelos não- indígenas, o garimpo ilegal, o cerco promovido pelo povo da mercadoria e a vingança da Terra são temas abordados no filme.

Maior território indígena do Brasil, a Terra Indígena Yanomami tem quase 10 milhões de hectares. Atualmente, tem uma população aproximada de 30.400 mil indígenas que vivem em 386 comunidades.

O Festival de Cannes, criado em 1946, é um dos mais famosos e prestigiados festivais de cinema do mundo e chega a 77ª edição este ano.

A data para primeira exibição de “A Queda do Céu” ainda deve ser anunciada.

Publicidade

Leia mais

Casa das Artes apresenta quatro novas exposições a partir deste sábado (5)

Lucyana Gadelha

Coral do Amazonas apresenta concerto inédito no Centro Cultural Palácio Rio Negro nesta sexta-feira (4)

Lucyana Gadelha

Teatro Amazonas recebe concerto para violino da Amazonas Filarmônica com participação especial

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais