Rede MLC
News

Ministério dos Aeroportos e Anac anunciam investigação sobre morte do cão Joca

Publicidade

 A Gol informou que o cachorro faleceu durante o desembarque em Guarulhos (SP). O trajeto que seria de até 2h30, durou 8horas. A empresa suspendeu o serviço por 30 dias.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva (Republicanos), em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vão investigar a morte do golden retriever Joca, que morreu durante uma viagem aérea entre Guarulhos (SP) e Fortaleza (CE).

O anúncio da investigação ocorreu na noite desta terça-feira (23), e na manhã desta quarta-feira (24), a pasta, em nota, disse que cobrou esclarecimento da Gol.

 

O cão Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Internet

Inicialmente destinado a Sinop (MT), onde viveria com seu tutor João Fantazzini Júnior, o animal foi inadvertidamente enviado para a capital cearense devido a um erro no serviço de transporte de animais da empresa aérea Gol.

A empresa reconheceu o equívoco e, em comunicado, informou que o cachorro veio a óbito após o desembarque no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

A duração do trajeto do animal que seria em torno de 2h30mim, durou cerca de 8 horas.

Tutor João Fantazzini Júnior com o Golden Retriever Joca, que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal
O engenheiro João Fantazzini Júnior, dono do cachorro que veio a óbito, diz que apresentou um atestado veterinário que previa uma viagem tranquila de duas horas e meia.
O ministro Silvio Costa afirmou que as autoridades federais têm como prioridade esclarecer rapidamente as circunstâncias da morte do cão.
Além disso, os dois órgãos anunciaram a formação de um grupo de trabalho com o objetivo de estabelecer regras nacionais para o transporte de animais de estimação, conforme informou o ministério.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também afirmou que a companhia aérea deverá indenizar João, baseado na Portaria nº 12.307/2023 e especificado na Resolução nº 400, que estabelece as medidas em casos de dano causado ao animal de estimação ou de assistência emocional durante o transporte.

Publicidade

Leia mais

Voo da FAB para repatriação de brasileiros decola de Lisboa

Lucyana Gadelha

Diversão no SGC vai celebrar o mês das crianças com brincadeiras e promoções na Zona Leste de Manaus

Júlia Maciel

Governo discute compra de novo avião após falha deixar Lula voando em círculos

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais