Rede MLC
Cultura

Concerto no Teatro Amazonas terá ‘Orquestra Sinfônica’

Dia 5 de maio , às 19h, está marcada a estreia da orquestra sob o comando do diretor artístico e maestro Rubens Souza - Foto: Arquivo pessoal
Publicidade

A seleção do repertório, segundo o maestro, foi cuidadosamente planejada, levando em conta tanto o desejo da orquestra quanto as preferências do público.

No dia 5 de maio, às 19h, a ‘Orquestra Sinfônica da Amazônia’ (OSA) fará sua estreia no palco do Teatro Amazonas. A entrada é gratuita, o repertório incluirá obras de Mozart, Alexander Borodin e do músico compositor Timóteo Esteves, pernambucano residente há mais de 20 anos no Amazonas.

Composta por um total de 50 músicos, a OSA nasceu como a orquestra residente do Teatro ICBEU, fundada em janeiro de 2024.

Orquestra Sinfônica da Amazônia (OSA) – Foto: Arquivo pessoal

O grupo é formado por músicos em início de carreira, que colaboram com outros músicos experientes e renomados no cenário musical de Manaus.

Em entrevista à Rede MLC, o maestro e diretor artístico da orquestra, Rubens Souza, compartilhou suas expectativas para a estreia, destacando a ansiedade pelos músicos e a empolgação em proporcionar uma experiência musical enriquecedora para o público.

A seleção do repertório, segundo o maestro, foi cuidadosamente planejada, levando em conta tanto o desejo da orquestra quanto as preferências do público.

“Levo em consideração dois fatores que pra mim são fundamentais: o que a orquestra gostaria de tocar e o que o público gostaria de ouvir; justamente porque a troca de energia entre orquestra e público é profunda e constante.”

Maestro Rubens Souza – Foto: Arquivo pessoal

Ao ser questionado sobre a relevância histórica e cultural do Teatro Amazonas, o maestro enfatizou o compromisso da orquestra em honrar essa tradição, entregando ao público uma experiência musical de alta qualidade.

Entre as obras selecionadas, estão dois clássicos de Mozart, o Concerto para Violino e a Sinfonia #41 “Júpiter”, seguidos pelas Danças Polovitsianas de Borodin e uma composição emocionante de Timóteo Esteves, chefe dos violoncelos da Orquestra.

A programação para a temporada de 2024 inclui a previsão de doze concertos e seis palestras, além de concertos didáticos em escolas públicas, cujas datas ainda serão confirmadas.

 

Fortalecendo a Arte

O projeto de criação da Orquestra Sinfônica da Amazônia conta com o patrocínio cultural do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU-Manaus). Além de ser um dos patrocinadores, o ICBEU é um parceiro fundamental do projeto, sendo que a OSA é a orquestra residente do Instituto.

A orquestra recebe apoio cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA).

Atualmente, o projeto está na fase de captação de recursos para participação no programa de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Além disso, está aberto a patrocínios independentes, buscando fortalecer ainda mais sua base de apoio para o desenvolvimento e a expansão de suas atividades

Publicidade

Leia mais

Circuito Natalino estreia com espetáculos gratuitos em Manaus

Indra Miranda

Parada Natalina acontece nesta quarta-feira (20) na Ponta Negra

Lucyana Gadelha

Quarta edição de “O Mundo Encantado do Natal” tem atrações divulgadas

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais