Um ataque russo atingiu o porto de Odessa, no sul da Ucrânia, destruindo o edifício popularmente conhecido como “castelo do Harry Potter”
Cinco pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas após um ataque com mísseis russos atingir o prédio da Academia de Direito de Odessa, conhecido como ‘Castelo do Harry Potter’, localizado ao sul da Ucrânia, nesta segunda-feira (29), conforme relatou o governador Oleh Kiper.
O ataque ocorre em um momento em que a Ucrânia aguarda a chegada de suprimentos militares prometidos pelos Estados Unidos e pela Europa.
Desarmadas, as tropas ucranianas têm enfrentado dificuldades para conter os avanços russos no campo de batalha, tendo recentemente sido forçadas a realizar uma retirada tática de três aldeias no Leste do país.
Dmytro Pletenchuk, porta-voz das Forças de Defesa do Sul da Ucrânia declarou:
“Todos os serviços, incluindo o Serviço de Emergência do Estado, estão empenhados em lidar com as consequências desse ataque com mísseis, mais um trágico crime de guerra.”
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nesta segunda que suas forças tomaram a aldeia de Semenivka. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que novos suprimentos ocidentais começaram a chegar, embora de forma gradual.