Rede MLC
News

Após sofrer tentativa de assassinato, Zelensky demite chefe de segurança

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Foto: Internet
Publicidade

Além do presidente, altos funcionários ucranianos como o chefe da SBU e o chefe da Inteligência de Defesa da Ucrânia também estavam correndo risco de vida

 

Depois de anunciar nesta terça-feira (7) a prisão de dois coronéis da UDO sob a acusação de realizar “atividades subversivas contra a Ucrânia em troca de compensação financeira”, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, demitiu o chefe da Direção de Proteção do Estado, Sergey Rud.

De acordo com o serviço de segurança estatal de Kiev (SBU), os planos de assassinar Zelensky foram frustrados, e além do presidente, altos funcionários ucranianos, incluindo o chefe da SBU, Vasyl Maliuk, e o chefe da Inteligência de Defesa da Ucrânia, Kyrylo Budanov também estavam correndo risco de vida.

A decisão de Zelensky foi oficializada por meio de um decreto publicado no site da presidência, mas os motivos da demissão de Sergey Rud não foram especificados.

A UDO tem a função de garantir a segurança do presidente e dos altos funcionários do governo, além de também cuidar da proteção dos edifícios administrativos.

Zelensky ainda teria enfrentado vários atentados contra sua vida desde o início da guerra contra a Rússia, por parte de agentes russos ou ucranianos separatistas pró-Rússia.

 

Publicidade

Leia mais

Brasil tem alerta de temporais a partir desta quinta-feira (21)

Indra Miranda

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais