Fico teria sido alvejado enquanto conversava com populares e foi retirado para um hospital com urgência.
A agência de notícias TASR informou que o Primeiro Ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado após reunião de governo em Handlova, nesta quinta feira (15).
Fico teria sido alvejado enquanto conversava com populares e foi retirado para um hospital com urgência, em estado grave.
A motivação do ataque ainda é desconhecida, mas de acordo com testemunhas, um suspeito foi detido ainda do momento do incidente.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se pronunciou no X, condenando o ataque e desejando melhoras a Robert Fico. “Estes atos de violência não têm lugar na nossa sociedade e minam a democracia, o nosso bem comum mais precioso. Os meus pensamentos estão com o Primeiro Ministro Fico sua família.”
I strongly condemn the vile attack on Prime Minister Robert Fico.
Such acts of violence have no place in our society and undermine democracy, our most precious common good.
My thoughts are with PM Fico and his family.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 15, 2024
A presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova, também condenou o ataque em uma postagem na rede social X: “Estou absolutamente chocada com o brutal ataque de hoje ao primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, que condeno com a maior veemência possível. Desejo-lhe muita força neste momento crítico e uma recuperação rápida. Os meus pensamentos estão também com a sua família e entes queridos”.