Rede MLC
Cultura

Exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’ abre no centro cultural Palácio da Justiça

Exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’- Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Publicidade

Idealizado por Monique Marie Rothen, Rosangela Aufiero e Socorro Refkalefsky, o projeto visa trazer à tona a discussão sobre a saúde mental e a luta antimanicomial.

Neste sábado (18), às 14h, o Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) será palco da inauguração da quarta edição da exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’. Organizada pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a exposição apresenta cerca de 48 obras criadas por pacientes do Hospital Colônia Eduardo Ribeiro entre 1985 e 1990.

Idealizado por Monique Marie Rothen, Rosangela Aufiero e Socorro Refkalefsky, o projeto visa promover uma discussão sobre saúde mental e a luta antimanicomial. A exposição é um espaço de reflexão e diálogo, oferecendo uma programação rica que inclui exposições de obras e rodas de conversas com profissionais da área.

Exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’- Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Resgate e Valorização da Memória

Rosângela Aufiero, membro da Frente Ampliada em Defesa da Saúde Mental e Luta Antimanicomial do Amazonas e psicóloga com 22 anos de experiência no Hospital Psiquiátrico Colônia Eduardo Ribeiro, enfatiza a importância de preservar essas obras.

Nos anos 80, pacientes internos, assessorados por uma equipe de artistas, criaram essas peças que hoje são resgatadas e exibidas ao público para evitar que se percam como muitas outras já se perderam,” afirma Rosângela.

Rosângela destaca que essas obras carregam histórias e vivências significativas que precisam ser visibilizadas.

Exposição ‘Memórias da Loucura: Reflexão e Arte na Luta Antimanicomial’- Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Além de exibir arte, a exposição propõe uma profunda reflexão sobre os modelos de tratamento da saúde mental, desde a institucionalização nos manicômios até os tratamentos modernos.

Estamos no século da saúde mental, afirma Rosângela, ressaltando que antes falar sobre ansiedade e depressão era um tabu.

A exposição convida o público a refletir sobre os manicômios, tanto físicos quanto mentais, incentivando a busca por saídas para suas dores e medos.

Novidades e Atividades Paralelas

Uma das grandes novidades desta edição é a produção de um filme sobre a exposição, que será exibido em looping durante o evento. Este filme, produzido com a colaboração da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, valida a importância das obras e conta com a contribuição dos curadores Turenko Beça e Ottoni Mesquita, ambos artistas reconhecidos.

Além da exposição, a programação inclui rodas de conversa a cada 15 dias, aos sábados, proporcionando debates aprofundados com movimentos sociais ligados à saúde mental. Estes encontros têm como objetivo ampliar a compreensão, sensibilização e conhecimento sobre os desafios e avanços na área.

Programação Detalhada

18/05 – Abertura da Exposição Memórias da Loucura
01/06 – Roda de conversa: “Amazonas, do CPER aos CAPS, desafios e perspectivas” das 9h às 11h
15/06 – Apresentação do Maracatu Quebra Muros do Centro de Atenção Psicossocial CAPS III, Silvério Tundis, das 9h às 11h
29/06 – Roda de conversa: “Promover e cuidar da saúde mental dos povos da Amazônia” das 9h às 11h
13/07 – Roda de conversa das 9h às 11h
27/07 – Roda de conversa das 9h às 11h
10/08 – Roda de conversa das 9h às 11h

A exposição ‘Memórias da Loucura’ se apresenta como um espaço crucial para repensar e melhorar o cuidado e o tratamento da saúde mental em nossa sociedade. Não perca a oportunidade de visitar este evento de grande importância e relevância.

Publicidade

Leia mais

Circuito Natalino estreia com espetáculos gratuitos em Manaus

Indra Miranda

Parada Natalina acontece nesta quarta-feira (20) na Ponta Negra

Lucyana Gadelha

Quarta edição de “O Mundo Encantado do Natal” tem atrações divulgadas

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais