Rede MLC
Política

Lula e Lira se reunem para discutir taxação de compras internacionais

Encontro entre presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Lula (PT) aconteceu nesta terça-feira (28) - Foto: Agência Senado
Publicidade

Varejistas brasileiros argumentam que a isenção para compras em sites estrangeiros cria uma concorrência desleal.

Na manhã desta terça-feira (28), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram no Palácio do Planalto para discutir uma solução para a polêmica taxação de compras internacionais de até US$ 50.

A medida, que enfrenta pressão tanto da indústria nacional quanto das plataformas estrangeiras, está gerando intensos debates entre os parlamentares.

A proposta de taxação está inserida em uma emenda ao Projeto de Lei (PL) que institui o Programa Mobilidade Verde (Mover), de relatoria do deputado Átila Lira (PP-PI). Atualmente, compras internacionais de até US$ 50 são isentas de impostos pela Receita Federal.

Embora o Governo Federal e o presidente Lula tenham se manifestado publicamente contra a taxação, a proposta tem gerado divergências entre aliados e o PL deve ser votado ainda esta semana no plenário da Câmara dos Deputados.

Varejistas brasileiros argumentam que a isenção para compras em sites estrangeiros cria uma concorrência desleal, pois eles são obrigados a pagar impostos que não incidem sobre as plataformas internacionais.

Na segunda-feira (27), o relator Átila Lira sugeriu a possibilidade de negociar uma alíquota intermediária, que seria um meio-termo entre a isenção atual e a proposta de 60% de taxação.

A expectativa é que o texto a ser votado no plenário da Câmara contenha essa alíquota negociada entre os líderes partidários e o Planalto.

Se aprovado na Câmara, o projeto de lei seguirá para votação no plenário do Senado na quarta-feira (29), véspera de feriado. A decisão final sobre a taxação poderá influenciar o comércio eletrônico internacional e a competitividade dos varejistas brasileiros.

O desfecho dessa negociação é aguardado com grande interesse por todos os setores envolvidos, e a reunião entre Lula e Arthur Lira é um passo crucial na busca por um consenso que atenda tanto aos interesses nacionais quanto às demandas dos consumidores e empresas.

 

 

Publicidade

Leia mais

Não conseguiu votar? Saiba o que fazer para justificar sua ausência

Indra Miranda

Mulher é presa em flagrante por matar o marido após descobrir possível traição em Borba (AM)

Indra Miranda

Barroso crítica pedidos de impeachment contra ministros do STF

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais