Rede MLC
Saúde

RS registra sétimo óbito por leptospirose e tem mais de 100 casos confirmados

Mercado Público de Porto Alegre (RS) após a baixa das águas - Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

Além dos 7 óbitos já registrados, outros 10 estão sob investigação.

Mais duas mortes foram registradas no estado do Rio Grande do Sul em decorrência de leptospirose. Os registros mostram que a doença, que está afetando 141 pessoas, registrou o sétimo óbito confirmado nesta última quinta-feira (23).

As duas vítimas mais recentes são dois homens: um de 59 que morava em Canoas, falecido no dia 21 de maio, e outro de 56 anos, residente de Porto alegre, que morreu dia 23. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, os outros 5 óbitos ocorreram em Porto Alegre, Travesseiro, Venâncio Aires, Tramandaí e Cachoeirinha.

A leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira interrogans, transmitida através do contato com a urina de animais contaminados (na maioria das vezes ratos), presente em áreas alagadas ou com lama proveniente das enchentes.

Os sintomas variados incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos, porém, as vezes a doença é assintomática. O período de incubação da bactéria varia de 1 a 30 dias, com maior incidência entre 7 e 14 dias após a exposição ao risco.

Publicidade

Leia mais

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Lucyana Gadelha

Diabetes provoca ao menos 50 amputações por dia no Brasil, alerta Ministério da Saúde

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais