Rede MLC
Meio Ambiente

Ministério dos Transportes atesta viabilidade técnica e sustentabilidade ambiental da BR-319

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, há espaço para a realização do projeto com sustentabilidade - Foto: Divulgação/DNIT
Publicidade

A pavimentação da BR-319 representa um avanço significativo para a mobilidade e integração do Amazonas.

O Ministério dos Transportes, através de um Grupo de Trabalho (GT) criado pelo ministro Renan Filho, confirmou que a pavimentação da BR-319 é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável. A rodovia, que liga Manaus a Porto Velho, é essencial para a mobilidade dos amazonenses.

A BR-319 é a diferença entre estar isolado e estar interligado. Temos de comemorar esse parecer!”, celebrou o senador Eduardo Braga, destacando sua luta de 20 anos pela obra. Ele acompanhou o início dos trabalhos do GT em setembro do ano passado.

O relatório do GT não apenas atesta a viabilidade e sustentabilidade da obra, mas também sugere medidas para compatibilizar a pavimentação com a preservação ambiental.

Entre as propostas, estão o cercamento de 500 km do Trecho do Meio, uma área ambientalmente sensível, e a construção de 172 passagens subterrâneas para a fauna local.

A Casa Civil, sob a liderança do ministro Rui Costa, definirá os próximos passos para a BR-319.A expectativa é que a obra seja uma prioridade no PAC do governo Lula. Essa é a nova batalha a ser vencida!”, afirmou Braga.

Principais pontos do relatório:

  • Viabilidade Técnica e Ambiental: Confirmada pelo GT do Ministério dos Transportes.
  • Medidas de Preservação: Cercamento de 500 km do Trecho do Meio e construção de 172 passagens subterrâneas para animais.
  • Próximos Passos: Definição pela Casa Civil e ministro Rui Costa, com expectativa de inclusão no PAC do governo Lula.

A pavimentação da BR-319 representa um avanço significativo para a mobilidade e integração do Amazonas, além de um compromisso com a preservação ambiental.

Publicidade

Leia mais

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Indra Miranda

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais