A pavimentação da BR-319 representa um avanço significativo para a mobilidade e integração do Amazonas.
O Ministério dos Transportes, através de um Grupo de Trabalho (GT) criado pelo ministro Renan Filho, confirmou que a pavimentação da BR-319 é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável. A rodovia, que liga Manaus a Porto Velho, é essencial para a mobilidade dos amazonenses.
“A BR-319 é a diferença entre estar isolado e estar interligado. Temos de comemorar esse parecer!”, celebrou o senador Eduardo Braga, destacando sua luta de 20 anos pela obra. Ele acompanhou o início dos trabalhos do GT em setembro do ano passado.
O relatório do GT não apenas atesta a viabilidade e sustentabilidade da obra, mas também sugere medidas para compatibilizar a pavimentação com a preservação ambiental.
Entre as propostas, estão o cercamento de 500 km do Trecho do Meio, uma área ambientalmente sensível, e a construção de 172 passagens subterrâneas para a fauna local.
A Casa Civil, sob a liderança do ministro Rui Costa, definirá os próximos passos para a BR-319. “A expectativa é que a obra seja uma prioridade no PAC do governo Lula. Essa é a nova batalha a ser vencida!”, afirmou Braga.
Principais pontos do relatório:
- Viabilidade Técnica e Ambiental: Confirmada pelo GT do Ministério dos Transportes.
- Medidas de Preservação: Cercamento de 500 km do Trecho do Meio e construção de 172 passagens subterrâneas para animais.
- Próximos Passos: Definição pela Casa Civil e ministro Rui Costa, com expectativa de inclusão no PAC do governo Lula.
A pavimentação da BR-319 representa um avanço significativo para a mobilidade e integração do Amazonas, além de um compromisso com a preservação ambiental.