No mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) destaca a oferta de serviços especializados de saúde para esse público nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis).
O Amazonas é o único estado brasileiro que possui esse modelo de atendimento especializado, com espaços dedicados ao acolhimento e cuidados médicos aos idosos, tendo inaugurado o primeiro Caimi no ano de 2002.
“A importância desses centros vai além do entretenimento e cuidados médicos, pois também contribuem para o combate ao isolamento social, problemas frequentemente enfrentados pela população idosa. O convívio com outras pessoas da mesma faixa etária e a participação em atividades em grupo são essenciais para manter a saúde física e mental dos idosos” pontua Nayara Maksoud, Secretária de Estado de Saúde.
Existe 3 Unidades no estado (todas na cidade de Manaus):
- Caimi Ada Viana (Zona Oeste): Av. Brasil, S/N – Compensa II
- Caimi Dr. André Araújo (Zona Norte): Av. Camapuã, 108 – Cidade Nova
- Caimi Paulo Lima (Zona Sul): Rua Des. Filismino Soares, 115 – Colônia Oliveira Machado
Contando com uma equipe de profissionais entre médicos especialistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e dentistas, os serviços ofertados incluem:
- Consultas médicas
- Exames
- Atendimento de enfermagem
- Atendimento de serviço social
- Acompanhamento psicológico
- Acompanhamento nutricional
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Odontologia
- Raio-X
- Atividades em grupo
- Oficinas
- Ouvidoria.
Somente no período de janeiro de 2022 a maio de 2024, as unidades atenderam cerca de 250.519 idosos, realizando mais de 78 mil serviços de atendimento simples, como testes rápidos e preparo para consultas. O horário de atendimento é das 7h as 17hs, de segunda à sexta, em todas a unidades.
Para realizar o atendimento dos pacientes (com idade igual ou superior a 60 anos) é necessário: documento de Identidade oficial com foto, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão Nacional de Saúde (CadSUS) e Comprovante de Residência.
“Durante a campanha do ‘Junho Violeta’ os Caimis fazem campanhas de conscientização, oferecem serviços de apoio Jurídico e Psicológico, eventos e atividades interativas para os idosos e treinamentos e capacitações para os servidores das unidades” explica gerente dos Caimis, Mainessa Rodrigues.