Rede MLC
News

Governo do Amazonas e Ministério da Educação unem forças para alfabetizar os estudantes do estado

Publicidade

O Governo do Amazonas e as prefeituras municipais assinaram, nesta terça-feira (22), o termo de adesão ao programa “Amazonas + Alfabetizado”, iniciativa que integra o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC).

O objetivo do programa é alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano do Ensino Fundamental, além de trabalhar a recomposição da aprendizagem, com foco na alfabetização de 100% dos alunos matriculados do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental, afetados pela pandemia. 

No Amazonas, as mudanças vão impactar a rotina escolar de aproximadamente 360 mil alunos dos Anos Iniciais (1° ao 5º ano), das redes públicas estadual e municipais de ensino, tendo em vista que o programa “Amazonas + Alfabetizado” se dá em conjunto entre o governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e 62 prefeituras do estado, por meio das secretarias municipais de Educação. 

A parceria já estabelecida entre Governo do Estado e municípios  também terá o acompanhamento do MEC, conforme explicou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

Foi confirmada ainda a adesão dos municípios ao ICMS Educação. Os valores gerados pelo repasse do Governo Federal serão repartidos entre os municípios do Amazonas a partir do cálculo de Distribuição do Rateio do ICMS Educação (DRIE), que será composto por dois indicadores: Índice da Qualidade da Educação Municipal (IQEM) e o Índice do Porte e Nível Sócio Econômico (IPS).

Publicidade

Leia mais

Mineração Taboca é vendida para estatal chinesa por US$ 340 milhões

Indra Miranda

TCE-AM determina suspensão de processo seletivo e provas de pós-graduação da UEA

Lucyana Gadelha

Mais de 27 mil Carteiras de Identidade aguardam para serem retiradas nos PACs em Manaus

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais