O número de famílias que precisaram sair de casa e que foram resgatadas já chega a 60, de acordo com a Defesa Civil.
O nível das águas do Guaíba voltou a subir neste domingo (23) e segunda-feira (24), a medição realizada às 19h de ontem mostrou que a água atingiu 3,2 metros. O nível do lago chegou a 3,4 metros às 7h de hoje na capital gaúcha, inundando os bairros de Sans Souci, Itaí e Sol Nascente.
Apesar da subida, o Guaíba ainda está a alguns centímetros de chegar na cota de inundação, atualmente em 3,6 metros. Segunda o SGB, demoraria 2 dias e 11 horas para o lago chegar a esta marca, em Porto Alegre, nas atuais condições meteorológicas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registrou até agora 177 óbitos decorridos da catástrofe ambiental que assola o estado desde o final do mês de abril. Mais de 800 pessoas ficaram feridas durante as enchentes, 10 mil estão fora de casa e ainda há 37 pessoas desaparecidas.
Há alerta de chuvas fortes na região da Serra Gaúcha para esta segunda-feira, com possibilidade de quedas de raios e granizo, segundo a Defesa Civil do estado. O Rio Jacuí tem alerta para elevação de nível, podendo causar inundações a partir da cidade de Cachoeira do Sul.