Problemas técnicos atrasam retorno da missão Starliner com astronautas Butch Wilmore e Suni Williams
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams decolaram em 5 de junho no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).
Inicialmente previsto para retornar à Terra no dia 12 de junho, o retorno dos astronautas tem sido adiado repetidamente devido a uma série de problemas técnicos.
De acordo com a Nasa, a cápsula da Boeing está apresentando problemas nos propulsores e vazamentos, o que impediu a volta programada para a quarta-feira (26), esta é a terceira vez que o retorno foi adiado.
Autoridades da Nasa informaram que a Starliner pode permanecer ancorada na ISS por no máximo 45 dias, mas ainda não há uma nova data marcada para o retorno dos astronautas.
Butch Wilmore, de 61 anos, é capitão aposentado da Marinha americana e já acumulou 178 dias no espaço em sua carreira.
Wilmore possui 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões, tendo participado de missões militares no Iraque e na Bósnia. Esta é a sua terceira missão na Estação Espacial Internacional.
Suni Williams, astronauta da Nasa desde 1998, é veterana de duas missões espaciais. Ela é a segunda astronauta mulher com maior tempo de caminhada no espaço, totalizando 50 horas e 40 minutos, e já acumulou mais de 3 mil horas de voo em 30 aeronaves diferentes.
A missão da Boeing representa um marco importante, apesar dos desafios técnicos enfrentados. A Nasa e a Boeing continuam trabalhando para resolver os problemas e garantir o retorno seguro dos astronautas à Terra.