Rede MLC
Política

Lula critica papel do Banco Central e a atuação de Campos Neto

Lula afirmou ser preciso manter o BC funcionando “de forma correta, com autonomia, para que o presidente do banco não fique vulnerável às pressões políticas” - Foto: Divulgação
Publicidade

Presidente disse que Campos Neto comanda banco “com viés político” e declarou que o órgão precisa funcionar “de maneira correta, com autonomia”.

Nesta terça-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Banco Central (BC) deve servir ao Estado brasileiro, não ao mercado financeiro.

Lula declarou que o BC é uma instituição estatal destinada a gerir a política monetária, e não deve estar a serviço do sistema financeiro ou do mercado.

“O Banco Central é um banco do Estado brasileiro, para cuidar da política monetária. Ele não pode estar a serviço do sistema financeiro. Ele não pode estar a serviço do mercado”, afirmou Lula em entrevista à rádio Sociedade, em Salvador.

Ele também destacou a necessidade de o BC funcionar “de forma autônoma e correta, para que seu presidente não fique sujeito a pressões políticas”.

Lula abordou a diferença entre líderes democráticos e autoritários na gestão de instituições estatais, afirmando que um democrata permite a autonomia do BC, enquanto um autoritário deixaria que o mercado se apoderasse da instituição.

Durante a entrevista, Lula também fez críticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, acusando-o de dirigir a instituição com um “viés político”.

“Definitivamente, eu acho que ele tem um viés político, mas eu não posso fazer nada, porque ele é o presidente do BC, tem mandato. Eu tenho que esperar terminar o mandato e indicar alguém”, concluiu.

O mandato de Campos Neto termina em 31 de dezembro deste ano, e será responsabilidade de Lula indicar seu sucessor, cuja nomeação deve ser aprovada pelo Senado, conforme a Lei de Autonomia do Banco Central.

Lula também comentou sobre a economia brasileira, argumentando que há um “jogo de interesse especulativo contra o real”.

Publicidade

Leia mais

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Na ONU, Lula decide não votar em condenação ao Irã por repressão a mulheres

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais