Rede MLC
Política

“Ele que tem que explicar por que não vai”, diz Padilha sobre Tarcísio em atos de Lula

Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha - Valter Campanato/Agência Brasil
Publicidade

Ministro afirmou que governo vai continuar convidando o governador de São Paulo.

Na manhã desta sexta-feira (5), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, criticou publicamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por sua ausência em eventos presidenciais, apesar dos convites feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Padilha afirmou que o presidente sempre convidou o governador do estado, independentemente de quem ele conversa, de quem ele abraça ou não.

Segundo Padilha, a mudança de atitude veio do lado de Tarcísio, que antes comparecia aos atos, mas recentemente deixou de participar sem dar explicações.

“O que mudou foi o governador [Tarcísio], que antes ele ia para os atos. Ele que tem que explicar por que não vai mais. O presidente vai continuar convidando e investindo no estado de São Paulo“, disse Padilha.

Tarcísio Gomes de Freitas, governador de São Paulo

Ele ainda acrescentou que Tarcísio pode se explicar, pode reorganizar sua agenda, mas vamos continuar convidando“.

A tensão ficou evidente no último sábado (29), quando Lula, durante uma cerimônia na capital paulista, declarou que não assinou o documento de expansão da Linha 5-Lilás do Metrô devido à ausência de Tarcísio e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Em resposta indireta, dois dias depois, Tarcísio postou nas redes sociais, dizendo estar almoçando com a tranquilidade de quem sabe que o aditivo do contrato que vai levar a linha 5 do metrô até o Jardim Ângela já está assinado“.

Lula reiterou sua crítica na quinta-feira (4), durante um evento no interior de São Paulo, lamentando a ausência de Tarcísio em suas convocações.

É uma pena porque o governador poderia vir com a gente, mas ele não vem em nenhum lugar que eu convido, afirmou o presidente.

Apesar das tensões políticas, Padilha destacou que as “conversas institucionais” para negociar a dívida do governo paulista com a União continuam.

Ele mencionou que a equipe do governo federal, juntamente com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está trabalhando para resolver o problema histórico da dívida de São Paulo com a União. “É o Lula que vai resolver essa dívida com a União”, concluiu Padilha.

 

 

 

Publicidade

Leia mais

Milei diz que vice é próxima da esquerda e não tem “nenhuma ingerência” no governo

Indra Miranda

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais