Rede MLC
POP

Corte & Recorte Personalidades: Coco Chanel

Gabrielle Bonheur "Coco" Chanel - Foto: Reprodução/Internet
Publicidade

Conheça a figura emblemática que fundou essa grife.

Sendo uma das grifes de maior renome internacional, a Casa Chanel de alta costura é uma parte extremamente relevante da moda, mas você conhece a figura fundadora dessa marca?

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu na pequena vila francesa de Saumur, em 19 de agosto de 1883. Filha de uma lavadeira e um vendedor de roupas, ela ficou órfã de mãe ainda criança, sendo deixada em um orfanato pelo pai, junto com seus quatro irmãos.

Ela chegou a trabalhar como balconista em uma loja de tecidos, onde aprendeu a costurar e foi durante a época em que era cantora de cabaré que ela adotou o icônico apelido de “Coco Chanel”.

Foi nessa época que Chanel conheceu Étienne Balsan, primeiro parceiro dela e herdeiro de uma fábrica de tecidos. 

Este foi o ponto de criação para  o “Twinset” de tricô, o famoso e icônico conjunto de blusa combinado a um casaco, no qual a inspiração foi tirada dos uniformes militares, peça que apenas veria o auge na década de 50 quando Coco Chanel foi criar figurinos para filmes em Hollywood.

Depois, Chanel acabou se apaixonando por Arthur Edward “Boy” Capel, um milionário inglês que manteve um longo relacionamento com ela.

Capel a ajudou a abrir a primeira loja, a Chanel Modes, que era especializada em chapéus e ficava no número 21 da rue Cambon, em Paris.

Com os chapéus caindo no gosto de grandes atrizes francesas, não demorou muito para que Chanel abrisse mais lojas, incluindo uma em Biarritz, cidade praiana francesa que ficava bem perto da fronteira com a Espanha.

A cidade recebia um grande fluxo de pessoas que fugiam dos conflitos gerados pela primeira guerra mundial, e acabou gerando tanto lucro que permitiu a Coco que devolvesse a quantidade total de dinheiro que Arthur Capel havia investido.

Coco se relacionou com diversas figuras importantes na década de 20, como o compositor e pianista russo Igor Stravinski, a pianista polonesa Misia Sert, o príncipe Edward, irmão do então rei da Inglaterra e também o Duque de Westminster, um dos homens mais ricos do mundo naquele tempo, com quem ela chegou a ter um . Ela também convivia com o primeiro-ministro inglês Winston Churchill.

O tempo passou e a Chanel se manteu como uma das marcas mais influentes que existem, ditando tendências, movimentando o mercado econômico e sendo referência de estilo, consagrando itens como as sapatilhas bicolores, os conjuntos de tweed, a bolsa 2.55 e até mesmo o  conceito do vestido “pretinho básico”.

Publicidade

Leia mais

“O Poço 2”, sequência de terror de sucesso, chega ao streaming nesta sexta-feira (4)

Lucyana Gadelha

Caso Diddy: saiba como eram as festas do rapper

Indra Miranda

John Ashton, ator de “Um Tira da Pesada”, morre aos 76 anos

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais