Rede MLC
Meio Ambiente

Município de Envira decreta emergência devido à seca dos rios no Amazonas

A duração do decreto publicado pela Prefeitura é de 180 dias. - Foto: Secom
Publicidade

O decreto destaca que a estiagem causa prejuízos econômicos, sociais, humanos materiais e ambientais irreparáveis, por conta do fenômeno natural no município.

Envira, município do interior do Amazonas, declarou situação de emergência devido a seca dos rios que atinge a região. A duração do decreto é de 180 dias.

O documento assinado pelo prefeito de Envira, Ruan Mattos, leva em consideração que a previsão de estiagem severa na área da Calha do Juruá, além dos Rios Tarauacá e Envira, deve afetar diretamente a logística de mercadorias que abastecem o comércio local.

Envira, no Amazonas, foi um dos municípios que decretaram situação de emergência devido à estiagem em 2023 – Foto: Defesa Civil

O decreto também destaca que a estiagem causa prejuízos econômicos, sociais, humanos materiais e ambientais irreparáveis, por conta do fenômeno natural no município.

A publicação da Prefeitura pede recursos para ajudar às famílias afetadas, articulação com órgãos estaduais e federais, e monitoramento contínuo das condições climáticas.

Na última sexta-feira (5), o Governo do Amazonas instituiu o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e decretou situação de emergência em 20 municípios, incluindo Envira.

Segundo especialistas, a previsão da seca de 2024 é que seja nos mesmos moldes severos ou até mais grave do que a estiagem do ano passado.

Confira o decreto na íntegra:

Publicidade

Leia mais

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Indra Miranda

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais