A convocação foi feita por meio de live nas redes oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os paratletas amazonenses Maria de Fátima (halterofilismo) e Elielton Lira (judô) foram convocados oficialmente nesta quinta-feira (11) para as Paralimpíadas de Paris 2024.
“É com muita satisfação que recebemos a convocação dos paratletas amazonenses que estarão em Paris. Por meio de investimentos do governador Wilson Lima ao paradesporto, hoje colhemos frutos do trabalho que se consagra na convocação de dois paratletas do alto rendimento amazonense”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
Maria de Fátima
Natural de Tefé, a paratleta Maria teve a vaga confirmada pela Tbilisi 2024 Para Powerlifting World Cup, levantando 127kg na última competição internacional antes do Jogos Paralímpicos, ficando como quarta colocada no ranking classificatório, na categoria até 67kg.
Ela se tornou a primeira paratleta do estado a assegurar vaga para esta edição dos Jogos, ainda no mês de junho, contanto com o apoio do Governo do Amazonas por meio dos programas Bolsa Esporte Estadual e Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024.
“A sensação é de alegria e felicidade. Só tenho que agradecer a Deus por essa primeira participação nas Paralimpíadas. Estou muito feliz e emocionada, é um turbilhão de sentimento que eu não consigo explicar”, comemorou a atleta.
Elielton Lira
O outro paratleta amazonense convocado é Elielton Lira, deficiente visual que integra a Seleção Brasileira de Judô desde 2022, atualmente sendo o paratleta detentor de títulos como: Prata na categoria até 60kg nos JogosParapan-Americanos de Santiago 2023 e prata no Pan-Americano do Canadá 2022.
Elielton perdeu a visão aos 12 anos em um acidente com arma de fogo, iniciou a trajetória no esporte em 2014, quando conheceu o judô.
“É de extrema felicidade estar representando o Amazonas e agora representando o Brasil nos maiores jogos do planeta, que é as Paralimpíadas. Sou o primeiro atleta do judô paralímpico do Amazonas, indo representar o meu estado nos maiores jogos do planeta, então só tenho a agradecer o total apoio que o estado tem dado para o esporte paraolímpico”, disse o atleta.