O rock surgiu nos Estados Unidos entre o fim da década de 1940 e início da década de 1950, como um ritmo musical derivado de uma mistura de outros estilos.
O dia 13 de julho ficou conhecido como o Dia Mundial do Rock desde 1985, quando aconteceu o Live Aid, festival histórico idealizado para arrecadar doações para famílias pobres na Etiópia, com shows de Rock simultâneos em Londres e na Filadélfia.
A produção contou com uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos, resultando em mais de 1,5 bilhão de espectadores.
Mas o rock existe desde a década de 1950, quando houve a mistura de gêneros musicais já existentes e emergentes na época, como jazz, folk, country e blues.
Origem
O rock surgiu nos Estados Unidos entre o fim da década de 1940 e início da década de 1950, como um ritmo musical derivado de uma mistura de outros estilos. No início, ficou conhecido como música dos jovens rebeldes.
Com o tempo, o gênero musical rompeu barreiras e se popularizou principalmente por causa de importantes artistas negros, como Chuck Berry (considerado o pai do rock) e Little Richard (o arquiteto do rock).
Demais artistas adicionaram ao rock pitadas de outros ritmos, como da música country. Assim fez Elvis Presley, com seu topete, calça boca de sino e requebrado que atraiu os olhares do mundo todo, sendo considerado o rei do rock.
Depois vieram os Beatles, Rolling Stones, AC/DC, Pink Floyd, Ramones, Queen, Nirvana e tantas outras bandas que marcaram o gênero musical em diversos países.
Brasil
As primeiras canções de rock no Brasil datam da metade da década de 1950 e foram regravações de sucessos do rock norte-americano na voz de artistas brasileiros, como Celly Campelo, considerada a precursora do rock no Brasil.
Aqui no país, os filmes norte-americanos traziam a ideia dos jovens roqueiros rebeldes e contestadores, assim influenciando a juventude brasileira, que se inspirou e passou a consumir cada vez mais esse tipo de estilo musical.
Na década de 1960 surgiu a Jovem Guarda, que tinha como integrantes Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Juntos, alcançaram um grande sucesso e ajudaram a moldar o rock brasileiro que conhecemos hoje.
Rock in Rio
Em 1985, o país passava por grandes transformações após um longo período sob uma ditadura militar. O país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia e nesse cenário que nasceu o Rock in Rio.
Foram 10 dias de música e muita emoção na primeira cidade do rock, o Rio de Janeiro. Na plateia, 1 milhão e 380 mil pessoas.
No palco, o maior do mundo na época, foram 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Entre elas, Ney Matogrosso, o artista nacional mais bem pago do festival, que fez um show memorável com direito a “Rosa de Hiroshima” e vinte pombas brancas pedindo paz.
Entre as bandas, Queen, AC/DC, Iron Maiden, Scorpions, Blitz, Barão Vermelho, Kid Abelha e outros astros do Rock nacional e internacional.
Pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa proporção. Em 2024, o Rock in Rio completa 40 de história.