Rede MLC
Política

Lula comenta a desistência de Biden à reeleição e reafirma relação “civilizada” entre Brasil e EUA

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversa com presidente dos EUA, Joe Biden, durante reunião do G7 na Itália - Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Publicidade

Lula enfatizou a importância de manter uma relação diplomática sólida e estratégica com os Estados Unidos, independentemente do resultado das próximas eleições.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordou nesta segunda-feira (22) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de não buscar a reeleição, afirmando que a escolha foi pessoal e baseada nas condições reais de Biden.

Lula assegurou que a relação entre Brasil e Estados Unidos permanecerá civilizada independentemente do resultado da eleição presidencial americana.

“À medida que o presidente Biden resolveu tomar posição, o meu papel é torcer para que eles escolham um candidato ou uma candidata que dispute as eleições e que vença aquele que for o melhor, aquele que o povo americano votar”, disse Lula em entrevista a agências internacionais no Palácio da Alvorada.

Lula destacou que seu papel não é escolher o presidente dos Estados Unidos, mas sim conviver com quem ocupa o cargo:

“[…] Seja um candidato democrata, seja o Biden, seja o Trump, a nossa relação vai ser uma relação civilizada de dois países importantes que têm uma relação diplomática de séculos e que a gente quer manter. E que temos parcerias estratégicas importantes com os Estados Unidos, nós queremos manter.

No domingo (21), Biden anunciou sua decisão de desistir da reeleição, em meio a dúvidas sobre suas condições de vencer a disputa e cumprir um segundo mandato.

Na conta oficial no X, Lula expressou sua satisfação com a eleição de Biden. Estabelecemos juntos uma parceria estratégica em defesa do trabalho decente no mundo. Eu gosto e respeito muito ele, escreveu.

 

Pronunciamento de Lula no X – Foto: Reprodução/X

 

 

Publicidade

Leia mais

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Na ONU, Lula decide não votar em condenação ao Irã por repressão a mulheres

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais