O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade isenta) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abriu as inscrições para o 2° semestre do processo seletivo nesta terça-feira (23). Os interessados devem se inscrever até a sexta-feira (26) pelo portal Acesso Único, utilizando o login gov.br com CPF e senha.
O programa do Ministério da Educação, Prouni, oferece bolsas de estudo integrais (100% da mensalidade isenta) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.
Além disso, o candidato deve cumprir um dos requisitos abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Para as bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa).
Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em instituições de ensino públicas, e o Prouni, em particulares. O aluno pode se inscrever nos dois programas, mas precisará escolher apenas um ao efetivar a matrícula.