Rede MLC
Geral

Primeiras mortes por febre do oropouche são confirmadas no Brasil

Os dois casos aconteceram no interior da Bahia, com mulheres de 24 e 21 anos - Fotos: Divulgação/Agência Brasil
Publicidade

Ministério da Saúde confirma dois óbitos na Bahia; surto da doença atinge 835 casos no estado desde março

O Ministério da Saúde confirmou na quinta-feira (25) as primeiras mortes no Brasil por febre do oropouche. Segundo o ministério, “não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbitos pela doença” até então.

As vítimas foram duas mulheres do interior da Bahia, de 24 e 21 anos e sem comorbidades. Elas apresentaram sintomas semelhantes aos da dengue grave.

As mortes ocorreram em maio e junho deste ano, mas a confirmação da causa exigiu diversos exames.

Mosquito maruim transmissor da febre Oropouche — Foto: Divulgação/Gato Júnior

Transmitida principalmente pelo mosquito conhecido comomaruim” ou “mosquito-pólvora, a febre do oropouche tem sintomas parecidos com os da dengue, mas em geral apresenta baixa gravidade.

Mas o estado da Bahia enfrenta um surto, com 835 casos confirmados desde março, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Em 2024, foram registrados 7.236 casos de febre do oropouche em 20 estados brasileiros, com a maior parte das ocorrências contabilizadas no Amazonas e em Rondônia.

Além disso, o Ministério da Saúde investiga um óbito suspeito em Santa Catarina e descartou uma morte relacionada à doença no Maranhão.

Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde está apurando se a infecção pode ter causado a interrupção de quatro gestações.

Em 2023, a detecção de casos da doença foi expandida para todo o país, após o ministério disponibilizar uma nova forma de testes diagnósticos para toda a rede nacional.

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 10 milhões

Indra Miranda

TCE-AM divulga resultado final do PSS/2024

Júlia Maciel

Senador brasileiro acompanha eleição presidencial na Venezuela com custos pagos pelo Governo Maduro

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais