Brasil encerra participação em Paris com prata no adeus de Marta e bronze na despedida de Thaísa
Nesse sábado (10), o penúltimo dia de competições dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Brasil fechou a participação com duas importantes medalhas, ambas conquistadas por equipes femininas. O destaque ficou para a prata no futebol e o bronze no vôlei.
A seleção feminina de futebol do Brasil surpreendeu ao alcançar a final olímpica, superando expectativas e silenciando críticas. Mas o tão sonhado ouro olímpico escapou mais uma vez, em um confronto contra os Estados Unidos.
A partida, realizada no Parc des Princes, terminou em 1 a 0 para as norte-americanas, que conquistaram o título.
Esta foi a oitava participação do Brasil no futebol feminino dos Jogos Olímpicos, e a terceira vez que a seleção chegou a uma decisão, repetindo as pratas de Atenas 2004 e Pequim 2008.
Marta, ícone do futebol mundial, se despediu das Olimpíadas aos 38 anos, após seis edições, 13 gols e três medalhas de prata.
- Leia também: Brasil conquista ouro no vôlei de praia feminino
Com um legado imensurável, Marta destacou a importância do orgulho resgatado pelo futebol feminino no Brasil.
“O mais importante, que é o que eu acredito hoje, que é o resgate que a gente fez, do orgulho, das pessoas falarem do futebol feminino. Das pessoas acreditarem mais no futebol feminino”, afirmou a craque.
Vôlei feminino: O bronze da superação
Após a dura derrota nas semifinais para os Estados Unidos, a seleção feminina de vôlei mostrou força e determinação ao vencer a Turquia por 3 sets a 1, garantindo o bronze.
A vitória, com parciais de 25/21, 27/25, 22/25 e 25/15, encerrando a campanha olímpica em Paris de maneira positiva.
Este bronze é a sexta medalha olímpica conquistada pela equipe feminina de vôlei nas últimas oito edições dos Jogos.
Com dois ouros (Beijing 2008 e Londres 2012), dois bronzes (Atlanta 1996 e Sydney 2000), além da prata em Tóquio 2020, o vôlei feminino continua a ser uma potência no cenário esportivo mundial.
O jogo também marcou a despedida de uma das maiores jogadoras da história do voleibol brasileiro, Thaísa, que encerra sua trajetória olímpica com três medalhas na coleção, sendo duas de ouro (Pequim 2008 e Londres 2012).
“Acabou. Quando eu abracei meu marido, eu falei isso. Eu falei ‘acabou’. É o ‘acabou’ de encerrou o ciclo. Foi uma vida dentro da seleção, tanto de base quanto adulta. Só a gente que está aqui sabe tudo que a gente passa, tudo que a gente tem que superar e aguentar de estar aqui. Não é fácil. Mas é muito amor pelo que a gente faz. E acabou“, declarou a atleta, visivelmente emocionada.
Confira o quadro de medalhas
1º – China: 40 ouros, 27 pratas, 24 bronzes – Total: 91
2º – Estados Unidos: 39 ouros, 44 pratas, 42 bronzes – Total: 125
3º – Japão: 20 ouros, 12 pratas, 13 bronzes – Total: 45
4º – Austrália: 18 ouros, 19 pratas, 16 bronzes – Total: 53
20º – Brasil: 3 ouros, 7 pratas, 10 bronzes – Total: 20