Rede MLC
News

Morre Márcio Souza, escritor e jornalista amazonense, aos 78 anos

Márcio Souza - Foto: Reprodução/Matheus Dias
Publicidade
Publicidade

Márcio Souza deve ser velado no Palácio Rio Negro, as 16hrs.

O escritor, jornalista e dramaturgo amazonense Márcio Souza morreu durante a manhã desta segunda-feira (12), aos 78 anos.

De acordo com a família, Márcio passou mal na noite de domingo (11) e foi levado um Serviço de Pronto Atendimento (SPA), na capital amazonense. Internado, ele teve uma crise por conta da diabetes e sofreu uma parada respiratória.

Nascido em Manaus em 1946, ele estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e escreveu grandes obras literárias como Galvez, o Imperador do AcreA Caligrafia de Deus“.

Publicidade

Entre alguns dos maiores feitos do escritor estão o prêmio recebido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1997, pela obra Lealdade e a minissérie produzida pela TV Globo em 2005, roteirizada por Benedito Ruy Barbosa, com base em Mad Maria“, o livro de maior destaque da carreira de Márcio.

Márcio Souza também foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth, além de ter sido diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte. Atualmente, atuava como diretor da Biblioteca Pública do Amazonas e ocupava a cadeira de nº 25 da Academia Amazonense de Letras.

Publicidade

Leia mais

Suprema Corte dos EUA bloqueia temporariamente Trump de deportar venezuelanos

Vitória Vitor

Juiz nega adiamento e mantém data para julgamento de tráfico sexual envolvendo Sean “Diddy” Combs

Lucyana Gadelha

Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais