Rede MLC
Economia

Mercado revisa projeção de inflação para 2024 e eleva expectativa para 4,20%, segundo Boletim Focus

Estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (12), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central - Foto: Divulgação/Agência Brasil
Publicidade

Centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

A expectativa de inflação para 2024 voltou a ser elevada pelos analistas consultados pelo Banco Central (BC), conforme divulgado no Boletim Focus. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o ano com alta de 4,20%, superando a projeção de 4,12% registrada na semana anterior.

Este valor está acima do centro da meta oficial de 3,00%, que possui uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento neste ano foi mantida a 2,20% -Foto: Adriano Machado/Reuters

Em relação a 2025, o relatório apresentou uma leve revisão para baixo na projeção de inflação, que passou de 3,98% para 3,97%. Mesmo assim, a previsão para este ano ainda se mantém próxima do limite superior da meta inflacionária.

No que tange ao crescimento econômico, as estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 foram mantidas em 2,20%. Da mesma forma, a previsão para 2025 não sofreu alterações, permanecendo em 1,92%.

A pesquisa também indicou que a taxa básica de juros, a Selic, deve encerrar 2024 no patamar atual de 10,5%, com uma ligeira queda prevista para 9,75% ao final de 2025.

No câmbio, a previsão para a cotação do dólar permanece estável. As projeções indicam que a moeda americana deve encerrar 2024 em R$ 5,30, com a mesma taxa projetada para o final de 2025, sinalizando uma expectativa de estabilidade para o dólar nos próximos anos.

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena sorteia R$ 50 milhões na noite deste sábado (5)

Lucyana Gadelha

Feira de Flores de Holambra acontece em Manaus a partir desta quarta-feira (4)

Lucyana Gadelha

Governo define detalhes e horário de verão deve voltar em novembro

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais