Rede MLC
Esporte

EUA x Romênia: bronze na ginástica artística continua a gerar conflito mesmo depois das olimpíadas

Foto: Reprodução/ COI
Publicidade

Com a medalha retirada, Jordan Chiles anunciou que estaria se retirando das redes sociais para cuidar da saúde mental.

As olimpíadas já terminaram, porém não as polêmicas: a uma das medalhas de bronze do individual geral da ginástica artística gerou intriga entre os Estados Unidos e a Romênia.

Ficou decidido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) que a medalha de bronze ficaria com a atleta romena Ana-Maria Barbosu ao invés de Jordan Chiles. A decisão causou revolta no comitê do Estados Unidos, que declarou que não iria devolver a medalha.

“Acreditamos firmemente que Jordan ganhou a medalha de bronze por direito, e houve erros críticos tanto na pontuação inicial pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) quanto no subsequente processo de apelação do CAS que precisam ser resolvidos”, diz o comunicado do comitê dos EUA.

Nesta segunda-feira, a Federação Romena de Ginástica (FRG) publicou um comunicado onde afirma não ter requerido a retirada da medalha de Jordan Chiles, atleta norte-americana que havia ficado em 3º lugar no solo, mesma modalidade onde Rebeca Andrade ganhou ouro.

Os conflitos começaram no mesmo dia da competição, quando Ana-Maria Barbosu pontuou 13.700, obtendo a medalha de bronze, porém, Chiles, que tinha pontuado 13.666, pediu revisão da nota, que foi alterada para 13.766 e acabou ultrapassando a pontuação tanto de Barbosu, quanto de Sabrina Maneca-Voinea, a outra ginasta romena que estava competindo e que teria sido penalizada por pisar fora do tablado, o que foi comprovado posteriormente não ter acontecido, mesmo que o requerimento para a revisão da nota tenha sido negado.

A cerimônia de premiação foi realizada normalmente, porém, desde então, a FRG mostrou publicamente o descontentamento com a decisão da FIG, entrando com um recurso, que foi aprovado.

Como resposta, a Federação de Ginástica dos Estados Unidos (USA Gymnastics) entrou com um requerimento contra a decisão, que foi negado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) por estar 1 minuto fora do prazo máximo.

Com isso, a medalha de bronze foi retirada da ginasta americana e premiada para a atleta romena, levando até mesmo Nadia Comaneci, a se pronunciar em defesa das ginastas romenas e a favor da sugestão de dividir o bronze entre Barbosu, Chiles e Maneca-Voiena, o que não deve acontecer.

Publicidade

Leia mais

Ituano x Amazonas: onde assistir a 38ª rodada da Série B

Lucyana Gadelha

Atlético-MG x Botafogo: onde assistir a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro

Lucyana Gadelha

Brasil x Uruguai: onde assistir a 12ª rodada das Eliminatórias

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais