O recém-nascido foi localizado em uma residência na zona norte de Manaus.
Nesta última terça-feira (20), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizou o resgate de um bebê de apenas 20 dias que havia sido entregue pela própria mãe como pagamento de uma dívida com traficantes.
A jovem mãe, de 19 anos, é dependente química e entregou o filho a duas mulheres, de 24 e 22 anos, que foram presas sob suspeita de participação no esquema criminoso. O recém-nascido foi localizado em uma residência na zona norte de Manaus.
A investigação teve início após a denúncia de um familiar da mãe, que alertou as autoridades sobre o desaparecimento do bebê.
Segundo a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a jovem tentou ocultar o crime apresentando uma declaração de óbito falsa, na tentativa de justificar o sumiço do filho.
“No inicio, a um primeiro olhar, poderia se tratar de uma adoção ilegal, mas isso caiu por terra no momento em que a gente tem um atestado de óbito falso“, disse a delegada.
As duas mulheres detidas serão acusadas de tráfico de pessoas e falsificação de documento público. Uma delas já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas. Ambas permanecem à disposição da Justiça para responder pelos crimes.
A mãe da criança também será responsabilizada pelos crimes de tráfico de drogas e falsidade ideológica.