Rede MLC
News

Bloqueio do “X” no Brasil: Entenda o impacto nas contas dos usuários 

O Brasil é o sexto maior mercado do X, com 21,5 milhões de usuários - Foto: Divulgação/Getty Imagens
Publicidade

Até o momento, não há previsão de normalização do serviço.

Na madrugada do último sábado (31), o “X” (antigo Twitter) ficou inacessível no Brasil após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A determinação foi encaminhada para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que notificou as operadoras de internet e os mais de 20 mil provedores de conexão no país.

“X” começa a ficar indisponível no Brasil após decisão de Moraes – Foto: Divulgação/Getty Imagens

O bloqueio afeta diretamente as contas dos brasileiros, impossibilitando o acesso à rede social.

A medida foi tomada após o STF intimar Elon Musk, dono do “X“, a nomear um novo representante legal da empresa no Brasil.

A intimação foi realizada através de uma publicação no perfil oficial da Corte na própria plataforma, com um prazo de 24 horas para cumprimento.

Como funciona o bloqueio

Quando um usuário tenta acessar a rede social digitando “x.com”, o provedor de internet que gerencia a conexão verifica se o site está na lista de endereços banidos. 

É como se a “rua digitalestivesse fechada, impedindo qualquer acesso. Esse procedimento é semelhante ao que acontece com sites de downloads ilegais, que também são bloqueados por decisão judicial.

Sem acesso, muitos usuários ficam sem suas interações, históricos de postagens e contatos.

Além disso, o bloqueio cria precedentes preocupantes sobre a relação entre plataformas digitais e regulamentação judicial, especialmente em um contexto onde decisões afetam o uso de serviços amplamente difundidos.

Até o momento, não há previsão de normalização do serviço. O impasse entre o “X” e o STF continua, com desdobramentos que podem influenciar o futuro da rede social no Brasil. 

Publicidade

Leia mais

Brasil tem alerta de temporais a partir desta quinta-feira (21)

Indra Miranda

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais