Rede MLC
News

Censura seletiva? Musk bloqueia contas no “X” na Turquia e na Índia, mas resiste no Brasil

Musk aceitou bloquear contas no X na Turquia e na Índia - Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters
Publicidade

Essa não é a primeira vez que Musk e a plataforma enfrentam disputas legais.

A batalha judicial entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a rede socialX“, de propriedade do bilionário Elon Musk, culminou na suspensão da plataforma no Brasil desde o início de sábado (31).

O conflito envolve a resistência de Musk em cumprir determinações do STF incluindo a nomeação de um representante legal no Brasil e o bloqueio de conteúdo e usuários.

Segundo a BBC, Musk argumenta que essas ações violam a liberdade de expressão, enquanto o ministro Alexandre de Moraes defende que Musk está confundindo liberdade de expressão com uma inexistente liberdade de agressão“. 

O Brasil é o sexto maior mercado do X, com 21,5 milhões de usuários – Foto: Divulgação/Getty Imagens

Essa não é a primeira vez que Musk e a plataforma enfrentam disputas legais relacionadas ao bloqueio de conteúdo. 

Em países como a Índia e a Turquia, o “X“, após resistência inicial, acabou por cumprir ordens de autoridades locais para a remoção de perfis e publicações consideradas inapropriadas.

No Brasil, Musk se recusa a seguir as ordens do STF. De acordo com especialistas ouvidos pela BBC, essa postura pode estar relacionada ao apoio político que Musk recebe da direita brasileira.

Casos internacionais: Índia e Turquia

Na Índia, antes da compra da plataforma por Musk, o então Twitter enfrentou uma batalha contra o governo de Narendra Modi, que solicitava o bloqueio de perfis ligados a protestos de fazendeiros.

Após algumas resistências e ações judiciais, o “X” acatou as ordens em 2024, cumprindo bloqueios, mas limitando-os ao território indiano.

Narendra Modi é considerado um dos primeiros-ministros mais poderosos da Índia desde a independência do país – Foto: Divulgação

Segundo a BBC, Musk parabenizou Modi pela vitória eleitoral, o que levanta questionamentos sobre a verdadeira motivação do empresário em outros contextos.

Na Turquia, o “X” também cedeu às pressões governamentais, cumprindo ordens para derrubar conteúdo crítico ao governo de Recep Tayyip Erdoğan.

Em resposta às críticas, Musk afirmou que a escolha era entre manter a rede social funcionando com limitações ou vê-lo totalmente bloqueado no país.

Recep Tayyip Erdogan com a mão esquerda sobre o peito
Recep Tayyip Erdogan foi reeleito primeiro-ministro da Turquia em maio de 2023 – Foto: Divulgação

Em resposta às críticas, Musk afirmou que a escolha era entre manter a rede social funcionando com limitações ou vê-lo totalmente bloqueado no país.

Ainda segundo a BBC, especialistas em mídia e democracia consideram a postura de Musk no Brasil uma possível demonstração de hipocrisia, pois o bilionário continua a fazer negócios com regimes autoritários, como os da China e Arábia Saudita.

O comportamento de Musk, segundo especialistas, revela um alinhamento político que coincide com seus objetivos empresariais, permitindo-lhe operar em mercados democráticos sem restrições enquanto faz concessões em regimes autoritários.

 

Publicidade

Leia mais

Brasil tem alerta de temporais a partir desta quinta-feira (21)

Indra Miranda

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais