Rede MLC
Política

Justiça condena governo Lula a indenizar Bolsonaro e Michelle pelo caso dos móveis do Palácio da Alvorada

Entre os anos de 2019 e 2022, o casal Bolsonaro optou por usar os móveis pessoais no palácio. - Foto: Carolina Antunes/PR
Publicidade

Atual presidente disse que antecessor havia “levado” e “sumido” com 83 móveis, que foram encontrados guardados meses depois.

Nesta segunda-feira (9), o governo Lula foi condenado pela 17ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal a pagar R$ 15 mil ao Jair Bolsonaro (PL) e à Michelle Bolsonaro por danos morais no caso dos móveis do Palácio da Alvorada.

Em janeiro de 2023,  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a jornalistas, durante uma coletiva de imprensa, que os “antigos ocupantes da residência oficial teriam ‘levado’ e ‘sumido’ com 83 móveis”.

A defesa do casal Bolsonaro afirmou que, por ocasião do exercício do mandato presidencial entre os anos de 2019 e 2022, o ex-presidente e a ex-primeira-dama optaram por usar os móveis pessoais no palácio.

Além disso, a mobília pertencente ao acervo do Palácio ficou em um depósito, o que foi comprovado posteriormente pela União.

Fachada e interior do Palácio da Alvorada. – Foto: Ichiro Guerra/PR.

Na decisão, a Justiça destacou que as falas do atual presidente “alcançaram grande repercussão na mídia nacional e internacional, acarretando mácula à sua imagem e reputação [de Bolsonaro e Michelle]”.

O juiz federal, Diego Câmara, ainda afirmou que os comentários de Lula foram além do “direito de crítica”, pois sugere o envolvimento do casal Bolsonaro emdesvio de móveis do palácio presidencial que, conforme apurado, sequer ocorreu”.

 

 

Publicidade

Leia mais

Moraes cita a si mesmo 44 vezes para liberar ação da Polícia Federal

Indra Miranda

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais