Rede MLC
Meio Ambiente

Amazonas registra mais de 900 focos de queimadas nas últimas 24h

O número registrado nas últimas 24h representa um aumento de 290,7% comparado a média do mês. - Foto: Greenpeace
Publicidade

Todos os 62 municípios do Amazonas foram declarados em estado de emergência devido à seca severa e às queimadas que afetam o estado este ano.

Segundo os dados da plataforma BDQueimadas, apenas nesta quinta-feira (12), o Amazonas registrou 930 focos de queimada, fazendo com que o estado fosse o segundo com mais focos de queimadas no dia em todo o Brasil.

O número registrado nas últimas 24h representa um aumento de 290,7% comparado a média do mês: 238 focos por dia em setembro deste ano até quarta-feira (11).

O Amazonas enfrenta um aumento significativo nas queimadas, que têm provocado novas ondas de fumaça. Ao todo, já são 3.550 focos de queimada nos últimos 12 dias.

A marca fez com que o Amazonas fosse o segundo estado com mais focos de queimadas no dia em todo o Brasil, atrás apenas do Mato Grosso. – Foto: Bruno Kelly/Reuters

Só em agosto, foram registrados mais de 7 mil focos de calor no Amazonas, contra 4 mil no mesmo período do ano passado. Em julho, o estado alcançou o maior número de queimadas dos últimos 26 anos.

O Corpo de Bombeiros destaca que muitos incêndios em áreas de vegetação são causados por ação humana, principalmente na região sul do estado, onde há uma significativa presença da pecuária.

Todos os 62 municípios do Amazonas foram declarados em estado de emergência devido à seca severa e às queimadas que afetam o estado este ano.
Publicidade

Leia mais

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Deserto na Arábia Saudita registra neve pela primeira vez

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais