Todos os 62 municípios do Amazonas foram declarados em estado de emergência devido à seca severa e às queimadas que afetam o estado este ano.
Segundo os dados da plataforma BDQueimadas, apenas nesta quinta-feira (12), o Amazonas registrou 930 focos de queimada, fazendo com que o estado fosse o segundo com mais focos de queimadas no dia em todo o Brasil.
O número registrado nas últimas 24h representa um aumento de 290,7% comparado a média do mês: 238 focos por dia em setembro deste ano até quarta-feira (11).
O Amazonas enfrenta um aumento significativo nas queimadas, que têm provocado novas ondas de fumaça. Ao todo, já são 3.550 focos de queimada nos últimos 12 dias.
- Leia mais: Mais de 68 mil focos de queimadas faz o Brasil ter pior mês de agosto desde 2010
- Manaus declara situação de emergência devido à seca do Rio Negro
Só em agosto, foram registrados mais de 7 mil focos de calor no Amazonas, contra 4 mil no mesmo período do ano passado. Em julho, o estado alcançou o maior número de queimadas dos últimos 26 anos.
- Leia mais: Fumaça das queimadas da Amazônia chega ao Sul do Brasil nesta terça-feira (3)
- Boletim de estiagem: situação de emergência prevalece nos 62 municípios do Amazonas
O Corpo de Bombeiros destaca que muitos incêndios em áreas de vegetação são causados por ação humana, principalmente na região sul do estado, onde há uma significativa presença da pecuária.