Marina Silva informou que Lula solicitou estudo estratégico para analisar o asfaltamento da BR-319.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reiterou na terça-feira (17) que a pavimentação dos 918 km da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, deve ser precedida por um estudo técnico e científico. Para Marina, “se isso já tivesse sido feito, teríamos um suporte técnico para uma resposta definitiva“.
A afirmação foi feita ao comentar a autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a pavimentação de 20 km da rodovia, com um investimento de R$ 157,5 milhões e planos de licitar mais 32 km.
A pavimentação autorizada envolve áreas funcionais da estrada, sem incluir o trecho central de cerca de 400 km, que, segundo ambientalistas, pode causar sérios danos ao ecossistema.
A ministra destacou a necessidade de uma avaliação ambiental estratégica para evitar o agravamento de problemas como desmatamento e grilagem no “coração da Amazônia“.
“É uma demanda legítima da população, mas precisa ser feito todo o dever de casa. E aí eu dialogo com o povo de Rondônia e do Amazonas com muita tranquilidade em relação a isso”, disse Marina.
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Marina criticou tentativas anteriores de acelerar a pavimentação sem a devida análise técnica. “Os atalhos durante os últimos 16 anos não têm levado a lugar nenhum“, afirmou, que as licenças concedidas sem embasamento adequado, referindo-se ao governo Bolsonaro, cuja autorização em 2021 para pavimentar o trecho entre os km 250 e 656 foi revogada pela Justiça em 2023.
A ministra também alertou para o impacto ambiental da obra, ressaltando que, sem os devidos cuidados, a pavimentação poderia piorar a seca e os incêndios na região.
“Por isso, eu insisto: é fundamental que se faça uma avaliação ambiental estratégica para que não se tenha o agravamento da grilagem e do desmatamento naquela área que está coração da Amazônia”, indagou a ministra.
A Rede MLC possui um episodio do Informar, Educar e Transformar (IET) , onde é abordado sobre a BR-319: A estrada da Amazônia, que mergulha nos detalhes da pavimentação.