Rede MLC
Meio Ambiente

Governo do Amazonas intensifica ações de combate à estiagem com mais de 187 prisões por crimes ambientais

Até o momento, 187 pessoas foram detidas em operações deflagradas em todo o estado - Foto: Divulgação/Secom
Publicidade

Situação de emergência atinge 62 municípios e governo adota medidas para mitigar impactos.

O Governo do Amazonas reforçou as ações de enfrentamento à estiagem no estado, com a detenção de 187 pessoas em operações que combatem crimes ambientais, segundo informações divulgadas na quinta-feira (19).

As prisões são parte das medidas adotadas pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, que monitora a situação em todo o estado.

Em razão dos graves efeitos da estiagem, o governo do Estado declarou situação de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas. Inicialmente, o decreto abrangia 20 cidades em julho, mas foi estendido para mais 42 no final de agosto.

Entre as ações do governo estão a instalação de 31 purificadores de água, com 10 deles destinados à região do Alto Solimões, além do envio de 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.

A ajuda inclui o envio de 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para as regiões do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, além de 37 cilindros de oxigênio e a instalação de uma usina em Envira. Um total de 5,4 mil volumes de medicamentos e insumos também foram distribuídos.

O Governo do Amazonas enviou 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para áreas mais afetadas – Foto: Divulgação/Secom

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) intensificou as fiscalizações, com 402 embargos que correspondem a 19.551 hectares de áreas embargadas. As multas aplicadas somam R$ 136,2 milhões, com 362 autos de infração emitidos e 58 termos de apreensão lavrados.

Desde o início da Operação Estiagem, em junho, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) já combateu mais de 16,4 mil focos de incêndio em todo o estado, sendo 1.721 na capital e 14,7 mil no interior.

 

Publicidade

Leia mais

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Indra Miranda

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais