Decisão foi publicada através de portaria.
As aulas presenciais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foram suspensas em todas as unidades do estado nesta quinta-feira (19) por conta da fumaça. A suspensão dura até o dia 21 e foi motivada pela onda de fumaça que voltou a tingir o estado.
A decisão foi oficializada por meio da Portaria nº 1811, assinada pelo reitor Sylvio Mário Puga Ferreira, e tem como objetivo preservar a saúde da comunidade acadêmica diante das adversidades climáticas.
Na quinta-feira (19), a qualidade do ar na capital despencou: todas as zonas da capital registram a qualidade do ar entre “ruim” e “péssimo” que durou ao longo do dia.
“O reitor resolve autorizar, em caráter excepcional e de forma cautelar, que no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, as atividades acadêmicas e administrativas poderão ser realizadas de forma remota a partir das 12:00h do dia 19/09/2024 a 21/09/2024, em razão das condições climáticas no Estado do Amazonas, e em conformidade com as orientações provenientes do Ministério da Educação – MEC”, diz a portaria.
A universidade também disse que deverá convocar uma reunião do Conselho de Ensino da instituição para deliberar sobre o calendário acadêmico e as condições de biossegurança.