“há 26 anos, venho defendendo agressores, bandidos, canais que agridem mulheres”, disse Datena.
Nessa última sexta-feira (20), durante o debate promovido pelo SBT, Terra e Rádio Nova Brasil FM, o candidato à prefeitura de São Paulo (SP), José Luiz Datena (PSDB), cometeu uma gafe que rapidamente virou alvo de piadas nas redes sociais.
Ao responder uma pergunta do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) sobre violência contra a mulher, o ex-apresentador do programa Brasil Urgente se confundiu e afirmou que “defende bandidos” , quando claramente queria dizer que combate criminosos.
“Todos os dias do meu programa, há 26 anos, venho defendendo agressores, bandidos, canais que agridem mulheres. Todos os dias, ocorrerá”, disse Datena, provocando uma onda de reações nas plataformas digitais.
No Bluesky, os usuários ironizaram a fala do candidato. Um deles brincou que a gafe poderia ser uma “estratégia para virar votos de Marçal e Nunes”, referindo-se a outros candidatos na disputa.
Apesar do deslize, Datena seguiu resposta falando de forma firme sobre a gravidade da violência de gênero.
“Agressor de mulher, em qualquer governo, tem de ser tratado como da pior espécie possível. É um crime nojento que tem de ser combatido”, afirmou Datena.