Restituição totaliza um valor de R$ 1.032.907.305,12.
O quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda (IRPF) foi liberado para consulta nesta segunda-feira (23). O crédito bancário deve ser restituído para ao 511.025 brasileiros, ao longo do dia 30 de setembro.
Aproximadamente R$ 435.272.217,34 referem-se ao quantitativo de restituições de contribuintes que possuem prioridade legal, sendo:
- 11.188 restituições para idosos acima de 80 anos
- 75.686 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos
- 6.731 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 23.180 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, 201.381 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Foram contempladas ainda 106.289 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 86.570 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Como consultar
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“. Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal, disponíveis para para tablets e smartphones.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
Caso o valor não seja resgatado pelo contribuinte dentro do prazo de um ano, será necessário requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”, no site da Receita.