Quantidade raios pode ter sido ainda maior
A cidade de Santa Maria, na região central do Mato Grosso do Sul, registrou 640 raios entre o período da madrugada e manhã desta quarta-feira (25).
A contabilização das descargas elétricas é do projeto social Observatório Bate-Papo Astronômico, a partir de radiofrequência, em uma distância de até 40 quilômetros do sensor, instalado no Santa Maria Tecnoparque.
De acordo com o astrônomo Fabricio Colvero, idealizador do observatório, apesar do sensor ser de um modelo amplamente utilizado em todo mundo, há alguns tipos de raios que dificilmente são detectados, o que significa que a estimativa da medição fica entre 70 e 80% de eficácia. Ou seja, o número real é ainda maior.
Em um período de entre às 9h e às 9h30, aproximadamente 400 raios foram registrados na região, quase o quantitativo total da última tempestade de raios que ocorreu na cidade, durante o mês de agosto, que foi de 450.
Uma destas descargas, registrada em vídeo e som, mostra o raio atingindo o solo muito próximo do Tecnoparque, e o estrondo é tão forte que chega a saturar o microfone da estação.
Confira imagens: