Rede MLC
Meio Ambiente

Cidade gaúcha registra mais de 600 raios durante madrugada desta quarta-feira (25)

Foto: Reprodução/Bate-Papo Astronômico
Publicidade

Quantidade raios pode ter sido ainda maior

A cidade de Santa Maria, na região central do Mato Grosso do Sul, registrou 640 raios entre o período da madrugada e manhã desta quarta-feira (25).

A contabilização das descargas elétricas é do projeto social Observatório Bate-Papo Astronômico, a partir de radiofrequência, em uma distância de até 40 quilômetros do sensor, instalado no Santa Maria Tecnoparque.

De acordo com o astrônomo Fabricio Colvero, idealizador do observatório, apesar do sensor ser de um modelo amplamente utilizado em todo mundo, há alguns tipos de raios que dificilmente são detectados, o que significa que a estimativa da medição fica entre 70 e 80% de eficácia. Ou seja, o número real é ainda maior.

Em um período de entre às 9h e às 9h30, aproximadamente 400 raios foram registrados na região, quase o quantitativo total da última tempestade de raios que ocorreu na cidade, durante o mês de agosto, que foi de 450.

Uma destas descargas, registrada em vídeo e som, mostra o raio atingindo o solo muito próximo do Tecnoparque, e o estrondo é tão forte que chega a saturar o microfone da estação.

Confira imagens:

Publicidade

Leia mais

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Deserto na Arábia Saudita registra neve pela primeira vez

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais