Rede MLC
News

Aneel aprova proposta técnica para venda da Amazonas Energia para o grupo J&F

Foto: Reprodução/Internet
Publicidade

A Amazonas Energia é responsável pela distribuição de energia elétrica a mais de 1 milhão de unidades consumidoras nos 62 municípios amazonenses.

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (1) a transferência de controle societário da Amazonas Energia para a Âmbar Energia, do grupo J&F. A aprovação foi possível após a mudança de voto do diretor-geral, Sandoval Feitosa.

Na última quarta-feira (25)prazo de 48hs imposto pela Justiça do Amazonas para a aprovação da transferência expirou, porém a Aneel havia ainda não havia aceitado o plano até esta terça-feira.

Em reunião extraordinária na sexta-feira (27), o diretor-geral havia acompanhado o voto divergente da diretora Agnes da Costa, já nesta terça, ele acompanhou o entendimento dos diretores Fernando Mosna e Ricardo Tili pela aprovação deste plano.

Não houve entendimento entre os diretores sobre o primeiro plano apresentado pela Âmbar, já que este teria, com previsão inicial, um impacto de R$ 15,8 bilhões em 15 anos com as flexibilizações regulatórias e de eficiência aprovadas pela Medida Provisória nº 1.232 – publicada pelo governo federal em junho deste ano.

“A decisão é da empresa, não compete à Agência. Nós temos uma dificuldade de convergência de decisões, mas neste momento o que a sociedade precisa saber é que nós temos uma decisão administrativa, o que não tínhamos antes. Se a empresa aceitará ou não, é uma decisão da empresa”, explicou Sandoval Feitosa.

Agora, a Âmbar tem 24 horas para aceitar proposta de transferência da Amazonas Energia, nos termos aprovados pela maioria da diretoria da Aneel. Caso aceite a decisão, a empresa deverá assinar um termo em que renuncia a ação judicial em andamento sobre a venda.

Publicidade

Leia mais

Brasil tem alerta de temporais a partir desta quinta-feira (21)

Indra Miranda

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais