Os modos de fazer os instrumentos musicais também estão reconhecidas.
Nesta segunda-feira (30), uma lei que oficializa o reconhecimento de nove instrumentos musicais do samba como manifestações da cultura nacional, em todo o território brasileiro, foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União.
Além disso, os modos de fazer os instrumentos musicais estão reconhecidas como práticas e tradições culturais.
Na lista dos nove instrumentos conhecidos das rodas e escolas de samba, estão o pandeiro, o tam-tam, a cuíca, o tamborim, o surdo, o rebolo, a frigideira, a timba e o repique de mão.
Segundo a lei, todos os instrumentos deverão ser denominados como manifestações da cultura nacional quando seguirem as práticas e tradições culturais a eles associadas aos respectivos modos de produção.
As formas e os modos de produção dos instrumentos musicais serão detalhados em decreto.
Samba
O samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular.
Com raízes africanas, trata-se de uma mistura de ritmos que criaram o estilo único do samba do Brasil.
Diversos historiadores da música popular consideram que o samba de roda baiano deu origem ao samba carioca no final do século 19, quando muitos negros migraram da Bahia para o Rio de Janeiro.
O Dia do Samba, comemorado em 2 de dezembro, foi estabelecido em 1964, quando o vereador baiano Luís Monteiro da Costa decidiu fazer uma homenagem ao compositor mineiro Ary Barroso.