Rede MLC
News

Furacão Milton chega à Flórida e deixa rastro de destruição

Furacão foi rebaixado para categoria 1, a mais fraca, mas ainda está causando destruição na Flórida - Foto: Divulgação
Publicidade

Tornados, quedas de energia e quatro mortes confirmadas enquanto o estado ainda enfrenta risco de inundações nos rios.

O furacão Milton, que chegou a ser classificado como categoria 5 e havia até sido especulado como um dos primeiros a ser considerado de categoria 6, foi rebaixado para categoria 1. Mas ainda causa estragos consideráveis na Flórida. Durante a noite de quarta-feira (9) e a madrugada desta quinta-feira (10).

O furacão atingiu o estado com tornados, inundações e a ameaça de novas tempestades. A situação continua crítica, com o sul dos Estados Unidos em alerta para possíveis impactos adicionais.

Milton atingindo a Flórida duas semanas depois que o furacão Helene matou pelo menos 225 pessoas no mesmo Estado, além de Geórgia, Carolina do Sul, Tennessee, Virgínia e Carolina do Norte —  o Estado mais afetado.

Mais de 2,6 milhões de casas e empresas estão sem energia na Flórida, e o impacto foi sentido também em outros estados, como Carolina do Norte e Geórgia, onde milhares de pessoas também estão sem eletricidade.

Na Flórida, os serviços de emergência alertaram que é extremamente perigoso atender a alguns pedidos de socorro devido à intensidade da tempestade. Tornados também foram registrados, incluindo um enorme tornado que atravessou a rodovia interestadual Alligator Alley.

Furacão Milton tocou o solo em Fort Myers -Foto: Divulgação/ AFP

No Condado de St. Lucie, localizado na costa atlântica da Flórida, autoridades locais relataram pelo menos quatro mortes em uma comunidade de aposentados. A informação foi divulgada pela imprensa local, mas ainda não foi divulgada oficialmente por fontes nacionais.

Além disso, o Tropicana Field, estádio do Tampa Bay Rays, sofreu um grande dano estrutural após os fortes ventos abrirem um buraco no teto. Apesar dos estragos, não houve feridos no incidente.

A prefeita de Tampa, Jane Castor, destacou que a cidade escapou de uma tragédia maior.

“Uma das bênçãos para nós foi o fato de não termos visto a tempestade se desenvolver como previsto. Isso salvou muita coisa”, declarou Jane.

Apesar disso, o furacão derrubou árvores, sofreu destruição nas estradas e reduziu cortes de energia em diversos bairros de Tampa. Em um dos casos mais dramáticos, uma árvore caiu sobre uma casa onde 15 pessoas estavam abrigadas, incluindo crianças. Todas foram libertadas e levadas para um abrigo de emergência, conforme informado pelo chefe da polícia de Tampa, Lee Bercaw.

Em São Petersburgo, um grande obstáculo de construção foi derrubado pelos ventos, caindo em uma rua deserta e causando mais estragos.

Guindaste caído em rua
Um guindaste caiu e provocou destruição na cidade de St Petersburg, na Flórida – Foto: Divulgação

Ainda há preocupações com inundações, especialmente em áreas próximas a rios que podem transbordar com a chuva acumulada, que chegou a até 30 cm em algumas regiões. No entanto, as autoridades afirmaram que, até agora, os níveis dos rios não estavam no mesmo patamar ou abaixo dos registados com a passagem do furacão Helene.

Enquanto as equipes de emergência continuam avaliando a extensão dos danos, o estado da Flórida se prepara para enfrentar os desafios de recuperação após o impacto de dois furacões em um período curto.

Publicidade

Leia mais

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais