Rede MLC
Política

Deputado aciona STF contra PEC que permite ao Congresso revisar decisões da Corte

Ministros durante sessão plenária do STF – Foto: Divulgação/STF
Publicidade

O deputado Paulinho da Força (SD-SP) pediu a suspensão urgente da tramitação da proposta.

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa permitir ao Congresso Nacional revisar decisões do tribunal.

A proposta, parte do chamado “Pacote Anti-STF”, já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, mas ainda precisa passar por outras etapas legislativas, incluindo a criação de uma comissão especial.

Segundo Paulinho da Força, a proposta representa uma “ameaça real e séria” ao Estado Democrático de Direito, violando a autonomia do Poder Judiciário.

Deputado Federal Paulinho da Força - Portal da Câmara dos Deputados
Deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) – Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

“A tramitação da matéria se dá ao preço da violação da autonomia do Poder Judiciário, em sua dimensão organizacional e de procedimento”, diz um trecho do pedido.

A PEC, que altera o funcionamento do STF, é vista pelos ministros da Corte como uma tentativa inconstitucional de interferir na jurisdição. Qualquer alteração desse tipo precisaria ser aprovada na forma de emenda constitucional, exigindo maioria acordada em ambas as Casas do Congresso, além de ser votada em dois turnos.

Mesmo que aprove, o texto pode ser submetido ao próprio controle do STF, que poderia declarar proposta incompatível com a Constituição.

Apesar da aprovação na CCJ, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não parece disposto a acelerar a tramitação da PEC. 

Recentemente, Lira foi beneficiado por uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que encerrou o inquérito relacionado aos kits de robótica. 

A proposta segue gerando tensão entre os Poderes, e o desfecho ainda é incerto, enquanto o STF se prepara para avaliar os resultados dessa PEC sobre a independência do Judiciário.

As principais mudanças do ‘Pacote anti-STF’

  • Restrição das decisões monocráticas: ministros não poderão suspender, por liminares individuais, leis aprovadas no Congresso;
  • Revisão de julgamentos: decisões do STF poderão ser sustadas com o aval de dois terços dos votos no Senado (54 de 81) e na Câmara (342 de 513);
  • Novo rito para impeachment de ministros do STF: o projeto estabelece prazo para a análise dos pedidos de impeachment dos magistrados, o que não existe hoje.
Publicidade

Leia mais

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Na ONU, Lula decide não votar em condenação ao Irã por repressão a mulheres

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais