Rede MLC
Saúde

Hospital Infantil Dr. Fajardo comemora 23 anos com mutirão de cirurgias eletivas e atividades para crianças

Hospital Infantil Dr. Fajardo - Divulgação/ SES-AM
Publicidade

A programação inclui também entrega de brinquedos e atividades lúdicas para os pacientes.

O Hospital Infantil Doutor Fajardo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), referência em cirurgias reparadoras no Amazonas, comemora 23 anos de atuação desde sua reinauguração em 2001. Em comemoração pela data, a instituição promove um mutirão de cirurgias eletivas, que serão realizadas de segunda-feira (14/10) a sexta-feira (18/10).

A programação especial teve início na sexta-feira (11), com a entrega de brinquedos e atividades lúdicas para os pacientes em homenagem ao Dia das Crianças, realizado neste sábado (12).

O mutirão de cirurgias, focado principalmente em crianças, adolescentes e mulheres, faz parte da campanha Outubro Rosa, com expectativa de atender 30 pacientes encaminhados pelo Complexo Regulador.

Os procedimentos incluem cirurgias de hérnia inguinal, hérnia umbilical, sinequia vulvar, freio de língua, cisto tireoglosso e hérnia epigástrica. Segundo a direção do hospital, as cirurgias ocorrerão das 8h às 13h, com o atendimento regular interrompido no período da tarde.

A programação inclui também entrega de brinquedos e atividades lúdicas para os pacientes – Foto: Divulgação/ SES-AM

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, que esteve presente nas atividades de abertura, destacou a importância do Hospital Dr. Fajardo, especialmente em cirurgias complexas como queiloplastia e palatoplastia, que beneficiam crianças e adolescentes de até 15 anos. 

A unidade conta com equipe multiprofissional, com cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, dentistas, nutricionistas que fazem o acompanhamento dos pacientes, desde o pré ao pós-cirúrgico, afirmou a secretária.

O hospital, que atende mensalmente cerca de três mil crianças, foi fundado em 1922 e, após um período de dificuldades foi fechado em 1998 e reaberto em 2001, consolidando-se como uma referência no atendimento infantil no Amazonas.

O diretor da unidade, Aly Ballut, ressaltou o envolvimento de toda a equipe para garantir o sucesso do mutirão.

“Toda nossa equipe de profissionais está empenhada em garantir esses procedimentos aos pacientes. Essa campanha foi pensada exclusivamente para atender as meninas, por estarmos no Outubro Rosa. As demais cirurgias, para todos os pacientes, seguem o calendário normal”, esclareceu Ballut.

Publicidade

Leia mais

Cientistas avançam em projeto de “atlas” das 37 trilhões de células do corpo humano

Indra Miranda

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais